Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 10:20
Por: Ana Assumpção

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está promovendo, nos pólos municipais, seminários e fóruns para a implantação e implementação de grêmios estudantis em todas as escolas da rede estadual de ensino. Em cada encontro, acontecem dois dias de debates, dinâmicas e oficinas que visam capacitar alunos e professores no sentido de instruí-los sobre o papel do grêmio.

Nessa primeira fase do seminário, três pólos serão atendidos: Barra do Garças, nos dias 24 e 25 de abril; Primavera do Leste, nos dias 28 e 29 de abril; e Jaciara, nos dias 1 e 2 de maio. A previsão é de que aproximadamente 100 escolas participem nesses primeiros seminários. Cada uma delas participará com a representação de três alunos do ensino fundamental (a partir da 5ª série) e um professor.

Segundo o assessor estudantil da Seduc, Ilário Tavares, temas como a história do movimento estudantil e sua situação em Mato Grosso, nos municípios e políticas públicas de juventude serão abordados e discutidos nos encontros. “A Seduc tem a preocupação de articular os grêmios para ajudar a acontecer à democratização nas escolas públicas”.

INTERAÇÃO - O grêmio tem como função integrar e interagir alunos, escola e comunidade, além ser um porta-voz dos estudantes diante do Conselho Deliberativo e a direção escolar. Outras ações podem ser realizadas, como promoção de torneios esportivos, palestras e discussões sobre educação, plano de desenvolvimento escolar, sexo, drogas ou campanhas solidárias.

Hoje cerca de 20% das escolas em Mato Grosso tem um grêmio escolar, mas existe pouca atuação efetiva e a meta é mudar esse quadro. “Queremos que todas as escolas tenham o seu grêmio, pois é necessária a participação dos alunos e da sociedade para tornar a escola atrativa e para que os alunos aprendam sobre cidadania e ética” disse o assessor.

A Seduc tem programado cerca de outros 29 seminários sobre o assunto e planeja, para setembro, finalizar em Cuiabá com um fórum estadual de grêmios estudantis. “Acreditamos que vamos fazer um trabalho de melhoramento das escolas, trazendo o jovem para fazer o seu papel e ser um protagonista na socialização de sua escola”.

Para mais informações sobre a atuação do grêmio estudantil nas escolas e sobre os seminário, entre em contato com a Assessoria Estudantil da Seduc, pelos telefones: (65) 613-6330, 613-6320 ou e-mail: gremio.estudantil@seduc.mt.gov.br




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385294/visualizar/