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Politica Brasil
Quarta - 21 de Abril de 2004 às 16:35

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São Paulo - Atualmente, qualquer automóvel pode ser blindado. Segundo Jairo Cândido, presidente da Inbra-Blindados, para modelos nunca antes protegidos faz-se um ensaio de engenharia e um projeto. "E avisamos o quanto de carga útil a blindagem tomará no carro. Blindamos Ka, já fizemos blindagem em uma Ferrari 456 GTA e num PT Cruiser." Segundo ele, a maioria dos importados de luxo vendidos no Brasil é blindada.

No entanto, cerca de 80% dos veículos que contam com a proteção são nacionais. "Nós blindamos 240 modelos de carros." O peso médio da proteção é 130 quilos, mas pode chegar a 200 kg dependendo da área envidraçada. "Se precisar fazer ajustes de suspensão e freios por causa do peso indicamos a necessidade e empresas para fazer isso, mas até hoje não tivemos de redimensionar freios. O que fica mais limitada é a capacidade de carga."

De acordo com o Regulamento de Produtos Controlados do Ministério de Defesa, R105, que especifica os níveis de blindagem, o nível 2 protege contra os armamentos de mão até 9mm; o 3A contra todos os armamentos de mão; o 3 contra fuzis R15, K-47 e FAO e o 4 contra FAO 30.06.

Os níveis 3 e 4 são de uso restrito e é necessário solicitar autorização especial ao Exército antes da realização da blindagem. No entanto, todos os blindados são cadastrados pelo Exército e a produção é controlada.

Preços Os preços são bem salgados. Na Inbra, o valor médio é R$ 40 mil, mas um Astra é blindado por R$ 32 mil e um Ka por R$ 35 mil, assim como um Novo Fiesta. Na O´Gara-Hess & Eisenhardt, segundo o gerente geral Amaury Belmonte, o preço médio fica entre R$ 60 mil e R$ 70 mil.

Mas já foi mais caro. Em 2001, a blindagem tinha preço de referência em dólares, entre US$ 32 mil e US$ 36 mil. Hoje, com vidros produzidos pela própria empresa, os preços estão mais baixos.

Na Inbra, os vidros, que representam cerca de 40% do custo da blindagem, também são de produção própria. E agora são mais eficientes, segundo Cândido. "Fizemos um novo desenvolvimento do produto, o plástico utilizado no processo evoluiu e chegamos a um vidro que não delamina. Podemos dar cinco anos de garantia em toda a blindagem, incluindo os vidros." Em média, os vidros dos blindados têm 21 mm de espessura.

Em geral, todo o habitáculo é blindado em aramida. Em alguns casos, as colunas A, B e C são protegidas com aço balístico. "O contorno das portas tem sempre uma moldura em aço balístico para proteger o encontro do vidro com a estrutura da porta", diz Cândido. Todas as partes do carro são protegidas, incluindo o porta-malas, atrás dos bancos e o tanque de combustível. "O assoalho é opcional", explica.

Segundo Belmonte, em 2003 foram blindados 3 mil carros no País, cerca de 250 por mês. "Para esse ano, esperamos o mesmo volume." Para Belmonte, as pessoas de maior poder aquisitivo já têm blindados. Embora apareçam novos consumidores, o número de blindagens atualmente é estável.




Fonte: Estadão.com

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