Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 20 de Abril de 2004 às 19:06
Por: Márcia Andreola

    Imprimir


Os principais projetos na área de prevenção ao uso de drogas, desenvolvidos hoje em Mato Grosso, foram apresentados nesta terça-feira (20.04) ao chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Governo Federal, Valmir Lemes de Oliveira e aos membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), do Estado.

Valmir Oliveira veio representar a Senasp na sétima reunião do GGI destacando o trabalho que o Gabinete vem desenvolvendo no Estado. O GGI de Mato Grosso é considerado modelo para as demais unidades da federação.

“O GGI nasce de uma idéia de que todas as instituições da párea de segurança pública, em um momento, devem agir de forma integrada, para garantir um melhor resultado, no menor espaço de tempo, para a sociedade. A imagem do GGI é a colaboração. E é isso que estamos vendo em Mato Grosso, os integrantes do GGI trabalhando de forma integrada, em busca de resultados práticos”, destacou o chefe de gabinete da Senasp.

Entre os projetos apresentados estão o “Brasileirinho”, desenvolvido pela Polícia Federal, com a distribuição de cartilhas de orientação e palestras e o “Projeto de Prevenção Secundária”, desenvolvido pelo Proerd-Polícia Militar, que já atendeu mais de 43 mil crianças, com idade entre nove e 11 anos, e que atua em 26 municípios do Estado.

Além de projetos desenvolvidos pelo Exercito (projeto Siminino), pela Unesco (Projeto Escola Aberta); Projeto Rede de Proteção, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde, e projetos desenvolvidos pelas Secretarias de Estado de Esporte e Lazer, Educação (Seduc) e pelo Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), ligado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

A intenção é fazer uma articulação de todos esses projetos, dando mais força ao trabalho preventivo, no combate ao uso de drogas. A partir daí, poderemos, inclusive, desenvolver ações conjuntas”, aponta o secretario executivo do GGI, major Wilquerson Felizardo Sandes.

A reunião do GGI contou ainda com a participação do secretário de Justiça e Segurança Pùblica, Célio Wilson de Oliveira; do diretor geral da Polícia Judiciária Civil, Romel Luiz dos Santos e do comandante geral adjunto da PM, coronel Jorge Roberto Ferreira da Cruz.

Os comandantes de todas unidades da Polícia Militar que atuam na Capital também acompanharam as discussões. “Que todos os projetos colocados aqui nos sirvam para buscar alternativas que possam realmente ser traduzidas em ações e possam ser sentidas pela população. Este é o verdadeiro sentido do trabalho de integração”, destaca o coronel Jorge Roberto Ferreira da Cruz.

O chefe de gabinete do Senasp saiu da reunião, fazendo uma avaliação positiva do encontro. De acordo com Vilmar de Oliveira, a Secretaria Nacional fará um esforço para garantir sempre a presença de um representante, nas reuniões do Gabinete de Gestão Integrada.

Esta foi a sétima reunião realizada pelo GGI de Mato Grosso, desde a sua implantação em agosto de 2003.

O Gabinete tem em sua composição, representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública; Polícia Militar; Polícia Judiciária Civil; Superintendência da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal; Superintendência de Perícias e Identificação;

Secretaria Adjunta do Sistema Prisional; SENASP/Ministério da Justiça, Guardas Municipais e Corpo de Bombeiros, além de convidados como representantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), do Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Justiça Federal, Procuradoria da República e ABIN.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385398/visualizar/