Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 14:02
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


O superintendente de Assuntos Indígenas, Idevar José Sardinha, comemora nesta segunda-feira (19/04), o dia do Índio na Aldeia Umutina, localizada em Barra do Bugres (168km de Cuiabá). A partir das 20h haverá apresentação cultural, com poesia, teatro e apresentações de etnias convidadas, com danças e músicas. “Nós temos motivos para comemorar o ‘Dia do Índio’, todas as 38 etnias, que vivem no Estado, terão uma programação neste dia”, enfatizou Sardinha.

Segundo ele, a comemoração se deve a paz conquistada nesses oito meses em que o Governador Blairo Maggi instituiu a Superintendência de Assuntos Indígenas no Estado e que resolveu conflitos, dentre eles os mais polêmicos: entre agricultores de Primavera do Leste e Xavantes; entre posseiros e também Xavantes, mas no município de Alto da Boa Vista; e em Tangará da Serra, onde a rodovia MT-235 atravessa a Reserva dos Parecis.

Em Primavera do Leste, a solução para o conflito entre agricultores e índios foi resolvida com uma parceria. Atualmente os Xavantes da Aldeia Sangradouro plantam arroz em 150 hectares e outros 40 hectares estão sendo cultivados na Aldeia Volta Grande. “Nós fechamos parceria com agricultores e cinco municípios da região (Primavera do Leste, Poxoréo, General Carneiro, Santo Antônio do Leste e Novo São Joaquim), todos unidos pela paz naquela região”, disse Sardinha.

Outros grandes parceiros nas duas aldeias foram a Secretaria de Estado de Transportes (Set) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer). A primeira construiu um posto de saúde para as aldeias e a segunda distribui sementes, por meio do projeto ‘Panela Cheia’. “Agora nós estamos esperando a Funasa definir as equipes médicas para o postinho, para então inaugura-lo”, explicou Sardinha.

Em Tangará da Serra, a solução também foi distribuir sementes e incentivar os índios ao cultivo de subsistência. “Eles fechavam a rodovia, faziam protestos, e hoje se sentem ouvidos pelo Governo do Estado, o que trouxe paz”, informou Sardinha. Segundo ele, o governador Blairo Maggi entende bem as dificuldades enfrentadas pelos índios das 66 reservas dentro de Mato Grosso. “No total, 93 municípios que tem povos indígenas, receberam o projeto ‘Panela Cheia’”, contou Sardinha.

Outro problema recente, que trouxe ao estado o vice-presidente, José Alencar, à Mato Grosso, foi a Aldeia Suiá-Missu, que tem problema com posseiros há 40 anos. “O caso está na Justiça, mas nós conseguimos deixar aquele povo em paz, até que o assunto seja decidido”, esclareceu Sardinha. “O respeito pelo índio, pela sua cultura e sua opinião sobre o futuro é o resultado de nossa conquista”.

Atualmente existem 66 reservas indígenas no Estado, duas delas dentro dos parques do Xingu e do Aripuanã. Do total, existem 17 reservas, que ainda não tiveram sua homologação assinada pelo Presidente da República.”Para a definição dessas reservas, há um estudo de antropólogos da UNESCO e do INCRA. Sinto que não participem atualmente dessas decisões, os municípios e os estados envolvidos”, lamentou Sardinha.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385562/visualizar/