Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 13:00
Por: Carlos Martins

    Imprimir


O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso, desembargador Flávio José Bertin, assumiu na manhã desta segunda-feira (19.04), em Cuiabá, o cargo pregando transparência nas ações do tribunal ao mesmo tempo em que convocou a imprensa para atuar como fiscal e parceira dos juízes eleitorais nas próximas eleições de outubro. Bertin, que vai concluir o biênio 2003/2005 em substituição ao desembargador Licínio Carpinelli Stefani, pediu também o apoio de eleitores, partidos políticos e candidatos para que as eleições transcorram de forma tranqüila. O governador Blairo Maggi foi representado na posse pelo secretário-chefe da Casa Civil, deputado Joaquim Sucena.

Juntamente com Bertin, também tomou posse na função de vice-presidente e Corregedor Eleitoral, o desembargador Paulo Lessa. O novo presidente do TRE, Flávio Bertin, anunciou durante a posse a “carta de compromissos” que irá nortear sua gestão. Natural de São Paulo, Bertin construiu sua carreira na magistratura ao longo de 33 anos. Uma das primeiras providências que ele tomará será a ampliação dos locais de carga e lacre de urnas eletrônicas. Nas eleições passadas, esse procedimento foi realizado nos 13 pólos de armazenamento de urna eletrônica. Nas próximas eleições, Bertin pretende levar o procedimento para todas as 43 cidades sedes de Zonas Eleitorais. “Assim, além dos juízes e promotores, partidos, candidatos e outros interessados poderão acompanhar esse procedimento fundamental para a lisura das eleições”, disse Bertin.

O novo presidente fez um chamamento ao eleitor, de quem espera que cumpra seu dever, não só comparecendo e depositando seu voto, mas também que ao ser convocado cumpra com a função de mesário ou fiscal dos partidos políticos. Dos partido políticos, ele disse que espera que seus representantes busquem o conhecimento das etapas do processo eleitoral, também participando dos treinamentos. E, do candidato, “a Justiça espera uma ação decente, ética, honesta, comprometida com o debate de idéias e a apresentação de propostas que possam ser cumpridas, que sejam realmente cumpridas”, afirmou o desembargador em seu discurso.

Com a utilização da informática, o TRE, conseguiu identificar vários tipos de fraudes ocorridas nas últimas eleições. Principalmente em relação às fraudes cometidas por eleitores que votarem em cidades onde não mantinham residência. Bertin lembrou, que à época que era corregedor, apresentou a idéia, que foi acatada, de se exigir o comprovante de residência para o alistamento e a transferência do título de eleitor. Essa simples exigência, afirmou, está evitando a fraude. “Estamos, a partir de agora, intensificando esse trabalho em todo o Estado, para localizar os eleitores irregulares através de procedimentos correcionais e de revisão eleitoral”, anunciou.

A solenidade realizada no plenário do TRE, no Centro Político e Administrativo (CPA), reuniu políticos, representantes do judiciário, secretários de Estado, e ainda os presidentes do Tribunal de Justiça, desembargador José Ferreira Leite, do presidente da Assembléia Legislativa, José Riva, do Procurador Geral de Justiça, Luís Eduardo Martins Jacob, o Procurador Regional Eleitoral, procurador da República Roberto Cavalcanti, o corregedor do Tribunal de Contas, conselheiro Júlio Campos, o prefeito Jaime Campos e os deputados federais Ricarte de Freitas (PTB) e Welinton Fagundes (PL) representando o Congresso Nacional.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385590/visualizar/