Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 16 de Abril de 2004 às 16:44

    Imprimir


São Paulo - Milhares de artigos científicos publicados todos os anos e disponibilizados em sites dos institutos de pesquisa em todo o mundo estão se perdendo num limbo digital. Estudo feito por Robert Dellavalle, da Faculdade de Dermatologia da Universidade do Colorado, mostrou que cerca de 12% dos endereços de internet mencionados nos importantes periódicos The New England Journal of Medicine, The Journal of the American Medical Association e Science sumiram apenas dois anos após a publicação.

O problema é que muitos deles foram publicados somente na versão digital. A constatação acende a preocupação com a segurança de documentos na internet.

Outro estudo, citado pela revista Nature, revelou que quase um quinto de todos os endereços mencionados na última década em resumos da Medline - um serviço do governo norte-americano extremamente popular entre a comunidade científica - simplesmente desapareceu. O levantamento foi feito pelo também norte-americano Jonathan Wren, do Centro Avançado de Tecnologia Genômica da Universidade de Oklahoma. Um dos textos de Wren está entre os que sumiram.

Catalogação

Dellavalle sugere o desenvolvimento de sistemas aprimorados de catalogação eletrônica. Ele considera inadequada a resposta das editoras ao problema. “Os periódicos não estão fazendo coisa alguma para amenizar a situação. É impressionante o que tem desaparecido. Até mesmo um artigo que escrevi sobre preservação digital não se encontra mais onde deveria estar”, disse à Nature segundo a Agência Fapesp.

Dellavalle acredita que o problema diminuiria se os responsáveis pelas publicações solicitassem aos autores o envio das referências do artigo ao Internet Archive ( www.archive.org), um projeto da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, além de manter cópias escritas do trabalho.

O periódico PLoS Biology já está pedindo aos autores para usarem o Internet Archive. Outros editores estão trabalhando em uma iniciativa chamada CrossRef, que pretende fornecer códigos numéricos permanentes para documentos eletrônicos, de modo que eles não se percam com a mudança de endereços de internet.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385873/visualizar/