Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 14 de Abril de 2004 às 12:56

    Imprimir


O projeto "Vida Nova" começa a ser apresentado hoje (14) a partir das 13 horas na Agrishow Cerrado. O projeto desenvolvido pela Empaer tem como objetivo o de otimizar o aproveitamento de uma área de 1,26 hectares para suprir as necessidades de uma família de pequenos produtores, com cinco pessoas,e já é exemplo para a agricultura familiar em nível nacional.

O projeto "Vida Nova" está em andamento há três meses no Estado e já está sendo aplicado.As famílias assentadas na Baixada Cuiabana, Rondonópolis, Campo Verde e Paranatinga são as beneficiadas. A meta é inserir mil famílias de pequenos produtores de Mato Grosso nos próximos três anos.

O projeto visa auxiliar os pequenos produtores na gestão de seus negócios de forma a administrar a sua produção, a princípio para auto-sustentação e num segundo e terceiro momento para a organização e expansão dos negócios. As duas últimas fases envolvendo lucro.

“Para apresentar o programa, a Empaer montou uma espécie de fazendinha, separou a terra para a produção de grãos, frutas verduras, legumes e ervas medicinais e criação de porco, galinha e de uma cabra leiteira de forma a garantir a alimentação de uma família de cinco pessoas suprindo-a com alimentos de acordo com determinações das organizações mundiais de combate a fome.

"Pelo projeto, a família trabalhará para produzir, arroz, feijão, feijão de corda, milho, cana-de-açúcar, mandioca, alface, rúcula, e também a carne para se manter durante o ano todo. O leite virá da cabra, que também poderá gerar a produção de doces e o queijo”, explicou o coordenador regional da Empaer, Joaquim Santiago Sobrinho.

Os pequenos produtores poderão verificar "in loco" a metodologia aplicada no local e receberão todas as explicações durante uma palestra técnica. Segundo Joaquim, para desenvolver o projeto é necessário um investimento de R$ 2 mil. "isso é viável tendo em vista que os pequenos produtores recebem financiamentos de até R$ 15 mil, sendo assim podem separar o investimento inicial para o projeto e investir a outra parte em produção ou criações já visando lucro", avaliou Joaquim.

O projeto desenvolvido pela Empaer possui apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (Seder), Cesur, Cefet, Intermat, Sindicato Rural e Fundação MT.




Fonte: Assessoria/Agrishow

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386115/visualizar/