Advogados do interior alegam distanciamento da OAB/MT
Construir uma Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT) presente em todo o Estado, com a aproximação das 29 Subseções e demais municípios junto à gestão da Seccional, compõe o plano de trabalho do candidato José Moreno.
A ação vem sendo executada pelo postulante, que percorre todo o Estado e verifica in loco as reivindicações da classe. Nesta segunda-feira (15.10), Moreno e a caravana “A OAB é Muito Mais” visitaram cidades do leste mato-grossense, dentre elas Pontes e Lacerda, Jauru, Araputanga, São José dos Quatro Marcos e Cáceres.
Carente da OAB/MT, os advogados da região são exemplos de profissionais que convivem com o distanciamento da entidade. “Nossa caminhada é solitária”, ressaltou o advogado Ladário Silva Borges Filho, apoiador de José Moreno.
O profissional avaliou ainda as propostas do candidato como inovadoras e pertinentes, sendo o caminho para o resgate da valorização do advogado. “Moreno traz um plano de gestão pautado nas prerrogativas da classe. Tenho certeza que elas consolidarão em êxito para advocacia mato-grossense”, pontuou.
O advogado Antônio Manoel de Almeida enfatizou a desvalorização da classe. “Não temos mais orgulho em advogar. A falta de respeito é absurda, retratada pela ineficiência na prestação jurisdicional, e principalmente com a imagem descontruída do advogado junto a sociedade”, elencou. “Mais triste é a Ordem não encampar uma luta em prol da classe”, destacou a advogada Seila Maria Alvares da Silva.
A morosidade da prestação jurisdicional e o aviltamento dos honorários advocatícios são apontados pelos advogados como principais entraves para o exercício da profissão. Este cenário vem desencadeando o empobrecimento e a desvalorização da categoria, dizem os advogados das cidades visitadas.
A luta incessante pela melhoria da prestação jurisdicional, considerada atualmente o maior desafio da nova gestão, é uma das diretrizes do grupo “A OAB é Muito Mais”.
De acordo com Moreno, em sua administração será intensificada a gestão política junto aos poderes constituídos, com participação efetiva nos atos e em reuniões, objetivando a cooperação para se encontrar de forma conjunta e através do diálogo a solução dos problemas enfrentados.
O debate permanente das grandes questões da sociedade e da cidadania também foi destacado pelo postulante, estando presente na pauta de enfrentamento da OAB. “A Ordem sempre foi uma instituição de vanguarda, à frente de seu tempo e embuída nas questões sociais. O resgate de sua força e voz tem que ser retomado”, enfatizou José Moreno.
Por fim, o candidato ao pleito disse aumentar a cada dia a responsabilidade de encampar essa empreitada com cada advogado que conhece pessoalmente e tem a oportunidade de ouvir suas reivindicações, reforçando aos colegas o compromisso em continuar na militância diuturna pela categoria. Moreno segue esta semana com visitas pelo norte de Mato Grosso.
Comentários