Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 15:40
Por: Nunes Maciel

    Imprimir


A Capital está em festa com as comemorações dos 285 anos. E o esporte também. Na semana do aniversário da Capital, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, marca presença nas festividades promovendo e apoiando eventos que tiveram início no último dia 4 e prosseguem até o domingo. Nesta área, o grande presente do Governo vem sendo planejado com muito cuidado: a construção do ginásio poliesportivo do Verdinho, que será um dos maiores do Brasil.

A semana esportiva alusiva ao aniversário foi aberta na manhã do último domingo (04.04), com a Corrida Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A prova promovida pela Sedel, em parceria com a Seel, teve um percurso de 10,3 quilômetros, com largada e chegada em frente ao Museu do Rio (Porto). A corrida contou com a presença da elite do atletismo estadual e ao seu final, premiou os vencedores com dinheiro, troféus e medalhas.

Também no último final de semana - sábado e domingo -, aconteceu o Troféu Vicente Soares de Natação, em uma competição de nível estadual que valeu índice para o Campeonato Brasileiro nas categorias de base. Esse evento foi promovido pela Federação de Natação com total apoio da Seel. O palco foi o parque aquático da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), onde estavam os melhores do Estado.

A programação continua neste final de semana (9 e 10), com a realização do Campeonato Brasileiro de Autocross, na Lagoa Trevisan. Este evento é organizado pela Federação Mato-grossense de Automobilismo, juntamente com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes. Os maiores pilotos desta modalidade, no Brasil, participarão do evento.

A Seel ainda vem prestando apoio à Sedel (Secretaria de Desporto e Lazer do Município) que, na semana do aniversário da cidade, promove sua mais extensa programação com eventos em várias modalidades - atletismo, futsal, futebol de campo e até judô, a partir da categoria mirim (masculino e feminino) - abertos à comunidade. São nada menos do que 15 eventos - alguns já realizados envolvendo mais de 4.500 atletas. Os jogos movimentam, até domingo (11.04), 20 miniestádios e vários centros esportivos.

OBRAS - Nunca a Seel fez tanto pela Capital, como nos últimos meses. A modernização do estádio Verdão em um projeto que exigiu um investimento muito alto, foi um presente do Governo do Estado para o povo cuiabano. A reforma - a mais ampla e cara desde a inauguração do estádio, na década de 70 -, foi concluida bem antes do aniversário da Capital.

O estádio ganhou outra imagem com a troca de grama, telhas, instalação do sistema hidráulico com sistema automático no gramado; construção e reforma de calçada; construção de banheiros; adaptação da tribuna; reforma das cabines de rádio; instalação de sistema de som do Verdão; instalação de circuito interno de TV e instalação de placar eletrônico. Além de receber adequação ao Estatuto do Torcedor, o estádio foi modernizado e hoje está pronto para receber o jogo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

A população já foi presenteada com outras ações do Governo, a exemplo da inédita apresentação do lutador Lino Barros - o número um do País no boxe meio pesado profissional - contra o argentino Jorge Guerrero em uma promoção que teve entrada franca para o público.

Uma série de convênios foram firmados e outros serão assinados visando contemplar o esporte em Cuiabá. Uma das conquistas do secretário Baiano Filho, em Brasília, foi conseguir recursos, junto ao Ministério dos Esportes, para custear parte da reforma do ginásio da UFMT, orçada em R$ 1 milhão.

A Seel também garantiu recursos para apoiar eventos locais particulares e promovidos pelo município, como os Jogos Estudantis Cuiabanos, de 8 de maio a 8 de junho, o Campeonato Pixote, de agosto a dezembro e a Corrida de Reis, em janeiro.

Conforme a política estadual de esportes e lazer, eventos promovidos pelas federações que visem o incentivo ao desporto, sempre contam com o apoio da Seel. O maior presente do Governo aos cuiabanos, deve vir ainda este ano: o início da construção de um grande ginásio poliesportivo, com capacidade para mais de 10.000 pessoas, ao lado do estádio Verdão. Com essa finalidade, o secretário Baiano Filho foi a Goiás observar o ginásio internacional de Anápolis, para colher subsídios para o projeto do "Verdinho" que será construido em Cuiabá.

E isso não é tudo. Depois de participar do encontro com Ricardo Teixeira e Carlos Orione, na CBF e oferecer a estrutura para realização de um grande jogo, Baiano Filho aguarda a confirmação da data da apresentação da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, no estádio Verdão. Essa confirmação deverá ser feita pelo presidente da FMF, Carlos




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386650/visualizar/