Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 12:08

    Imprimir


O aumento da incidência de uma deformidade no bico de algumas espécies de pássaros do Alasca, nos Estados Unidos, tem chamado a atenção de especialistas.

Espécie de corvo do Alasca com deformação no bico Já foram relatados bicos com até três vezes o tamanho normal em cerca de 30 espécies. A deformidade geralmente afeta os pássaros adultos e reduz a capacidade do animal de se alimentar e de se limpar adequadamente. Em alguns casos, o problema pode levar à morte.

"Não sabemos a origem do problema", disse Colleen Handel, bióloga do Centro Científico de Pesquisa Geológica do Alasca, em Anchorage, que estuda a deformidade há cinco anos.

O fenômeno foi relatado pela primeira vez no início da década de 1990. Até hoje, a pesquisadora já recebeu mais de 1.800 relatos de deformidades nos bicos de espécies de pássaros do Alasca.

Segundo a pesquisadora, o problema deve estar sendo causado por mutações genéticas. Mas ninguém sabe dizer que fatores podem estar levando às mudanças nas estruturas de DNA.

"Imediatamente vem à mente algo como contaminação ou infecção que está atingindo esta grande área", avalia Handel.

Entretanto, os testes nos pássaros afetados não revelaram infecções específicas e os níveis de contaminação detectados foram baixos.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386691/visualizar/