Repórter News - reporternews.com.br
Teis afirma que a solução da BR-163 é privatização
Uma das maiores cobranças do setor madeireiro em Sinop é quanto ao alto custo do transporte da madeira, que está ligado às más condições das estradas, principalmente as condições da BR-163 que é principal rodovia de escoamento da safra do Centro-Oeste. Segundo o presidente do Sindusmad, Sidnei Bellincanta, o preço do transporte tanto interno quanto externo é extremamente alto o que de alguma forma minimiza os lucros das empresas que pagam altas taxas para a manutenção da atividade madeireira.
“Na realidade não só o setor madeireiro quanto o setor agrícola tem sofrido muito com os valores que são cobrados pelo transporte e acredito que está faltando iniciativa dos governos que não tomam atitudes que possam dar o mínimo de condição de trafegabilidade para que a produção possa ser transportada”, disse.
Para o secretário de Fazenda, Valdir Teis, a solução para os problemas das estradas está nas parcerias com os produtores, e no caso da BR-163 a solução segundo ele seria a privatização. “A redução dos custos no transporte se dá pela qualidade das nossas estradas e enquanto nós tivermos rodovias não pavimentadas e rodovias completamente esburacadas como é caso da 163 tudo fica muito caro. A União só tem uma saída vender a rodovia para um grupo que possa recuperá-la, implantar o pedágio e depois efetuar a manutenção constante, como acontece em São Paulo e Paraná. No caso das estradas estaduais a nossa saída foi realizar parcerias com os produtores para que possamos dar estradas com condições de tráfego. É um investimento de cerca de R$ 70 milhões, onde os produtores entrarão com R$30 milhões que serão investidos até 2006 e que, com toda certeza, o custo do transporte vai diminuir muito”, afirmou o secretário de Fazenda.
“Na realidade não só o setor madeireiro quanto o setor agrícola tem sofrido muito com os valores que são cobrados pelo transporte e acredito que está faltando iniciativa dos governos que não tomam atitudes que possam dar o mínimo de condição de trafegabilidade para que a produção possa ser transportada”, disse.
Para o secretário de Fazenda, Valdir Teis, a solução para os problemas das estradas está nas parcerias com os produtores, e no caso da BR-163 a solução segundo ele seria a privatização. “A redução dos custos no transporte se dá pela qualidade das nossas estradas e enquanto nós tivermos rodovias não pavimentadas e rodovias completamente esburacadas como é caso da 163 tudo fica muito caro. A União só tem uma saída vender a rodovia para um grupo que possa recuperá-la, implantar o pedágio e depois efetuar a manutenção constante, como acontece em São Paulo e Paraná. No caso das estradas estaduais a nossa saída foi realizar parcerias com os produtores para que possamos dar estradas com condições de tráfego. É um investimento de cerca de R$ 70 milhões, onde os produtores entrarão com R$30 milhões que serão investidos até 2006 e que, com toda certeza, o custo do transporte vai diminuir muito”, afirmou o secretário de Fazenda.
Fonte:
24 Horas News
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387036/visualizar/
Comentários