Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 03 de Abril de 2004 às 13:53
Por: Redação Reporter News

    Imprimir


O ministro da Educação, Tarso Genro, anunciou ontem em São Paulo que a proposta do MEC para um novo sistema de avaliação do ensino fundamental, a ser apresentada ao presidente Lula nos próximos 15 dias, deve incluir avaliações dos professores --acordadas com as secretarias estaduais e municipais-- e das escolas, estas feitas pela comunidade.

O projeto não prevê a substituição do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), mas sua universalização. O Saeb é hoje feito por amostragem de alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do médio para português e matemática. "Além da alteração quantitativa, deve haver mudança qualitativa [do exame]", disse Tarso.

O pedido de uma avaliação mais completa da qualidade do ensino básico foi feito por Lula, segundo ele. "O presidente quer que 2005 seja o Ano da Qualidade do Ensino Básico."

A nova avaliação deve custar cerca de R$ 60 milhões, além da verba já destinada ao Saeb. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Educação e Pesquisa), o custo da universalização deve ser de R$ 8,50 por aluno.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387110/visualizar/