Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 05 de Março de 2004 às 09:33
Por: Sandra Sato

    Imprimir


Brasília - Até a Câmara dos Deputados se interessou pelo envenenamento dos animais no Zoológico de São Paulo e decidiu ontem criar uma comissão externa para acompanhar as investigações. O Partido Verde foi quem solicitou a instalação da comissão e o primeiro passo será visitar o zoológico, informou o deputado Leonardo Matos (PV/MG). “A situação é muito grave.”

Matos explica que o partido avalia que a situação chegou a um limite e não pode prosseguir, porque representa uma ameaça até mesmo para zoológicos de outros Estados. Em Brasília, por exemplo, um rapaz com problemas mentais foi preso próximo a uma jaula de leão em atitude suspeita. Carregava em uma sacola veneno de rato e de formiga. O Zoológico de Brasília também perdeu dois cangurus, neste ano, por envenenamento.

Para o deputado, a criação da comissão na Câmara transformará a morte dos animais em um assunto de domínio nacional. Hoje, o debate na visão do PV ainda está restrito a São Paulo. Particularmente, Matos trabalha com a hipótese de que os responsáveis pelo crime seriam funcionários insatisfeitos ou pessoas com algum vínculo com a instituição que resolveram “se vingar em cima dos animais”.

Na próxima semana, a comissão externa da Câmara definirá o cronograma de trabalho. Além da visita ao zoológico, os deputados vão conversar com policiais que investigam o caso para obter informações. Também pretendem ouvir os funcionários. A comissão externa tem, segundo o deputado, poder semelhante a de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Uma CPI pode investigar e encaminhar o resultado ao Ministério Público para abertura de processos contra os envolvidos.

O PV não é favorável a zoológicos, preferem preservação da fauna em reservas florestais. Entretanto, o partido reconhece que muitos animais já se reproduzem em cativeiro dentro dos próprios zoológicos. A execução dos animais no zoológico é, segundo Matos, “uma maldade e uma covardia”.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387387/visualizar/