Silval nega abandono e critica "discurso fácil" da oposição Governador lança obras de pavimentação no Araguaia e responde a críticas de senador
O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou, na manhã desta quinta-feira (23), em São José do Xingu (1.200 km a Nordeste de Cuiabá), que a sua gestão, em momento algum, abandonou o Vale do Araguaia.
Segundo ele, o Executivo não tem medido esforços para solucionar o que considera o principal entrave ao desenvolvimento da região – a falta de logística.
“Eu não sou salvador da pátria. Recomendo que tenham cuidado com os ‘milagreiros’ de discurso fácil, que dizem que o Governo não faz nada pela região. Eu moro em Mato Grosso há 36 anos e sei quem fez e quem não fez pela região. Sei o sofrimento de todos vocês”, afirmou o governador, em discurso, após lançar a pavimentação de 30 quilômetros da MT-322.
O discurso de Silval, na prática, é uma resposta indireta ao senador Pedro Taques, que, em cumprimento de agenda política, desde a semana passada, visita o Vale do Araguaia. Em entrevista, o líder do PDT afirmou que a região foi “abandonada” pelos últimos governos. "Cuidado com os ‘milagreiros’ de discurso fácil, que dizem que o Governo não faz nada pela região"
Pré-candidato ao Palácio Paiaguás e principal opositor de Silval, o senador Taques criticou a falta de uma política agrária no Araguaia e observou que, viajando de carro com sua comitiva, constatou que muitas estradas, que deveriam estar sendo atendidas pelo programa MT Integrado, do Governo do Estado, estão “abandonadas”. E disse que o projeto "não saiu do papel".
Logística
“Só conseguiremos colocar em prática o desenvolvimento do Araguaia quando resolvermos o problema de logística”, disse Silval, lembrando que a sua presença na região, nesta quinta e sexta-feira (24), é para inaugurar e lançar obras de pavimentação asfáltica, no contexto do programa MT Integrado.
No total, hoje a amanhã, o governador visita seis municípios. Após lançar o asfalto em São José do Xingu, ele assina contrato para pavimentação da MT-430/437, em Santa Cruz do Xingu.
Depois, inaugura 47,6 km de asfalto na MT-437, em Epifania até o distrito de Santo Antonio do Fontoura, em Santa Cruz do Xingu (1.230 km a Nordeste da Capital).
Ele ainda vai assinar contrato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a obra de asfalto na BR-158, que liga Mato Grosso ao Pará.
A obra foi lançada há oito meses. Na sexta (24), em Canabrava do Norte (a 1.132 km), será inaugurada a pavimentação da MT-412.
*A jornalista Laíse Lucatelli viaja ao Vale do Araguaia a convite da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom-MT).
Comentários