Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 24 de Janeiro de 2014 às 19:44

    Imprimir


Reprodução/Be Another Lab

Vários filmes já brincaram com a ideia de "trocar de corpo" com outra pessoa. Pensando nas situações inusitadas que podem acontecer dessa situação enrgaçada, surgiu o Gender Swap, experimento que usa os óculos de realidade aumentada Oculus Rift para permitir que duas pessoas experimentem a visão de mundo uma da outra no sistema Machine To Be Another (MTBA), da BeAnotherLab’s.

Usando headsets e câmeras em primeira pessoa, os usuários sincronizam seus movimentos e geram vídeos que são exibidos nos óculos do outro. Os dois podem até interagir com objetos da sala enquanto escutam os parceiros nos headsets, dando a impressão de que estão na mente um do outro.

A experiência começa definindo um dos parceiros como “usuário”. Em seguida, através do Oculus Rift, imagens gravadas da perspectiva do outro são exibidas a ele por video stream. Os parceiros então devem combinar os movimentos que serão feitos e, imitando os gestos um do outros, o cérebro cria a ilusão de que a imagem está realmente sendo vista pelos olhos de outra pessoa.

Apesar de o foco da experiência ser o de dar a homens e mulheres a oportunidade de ver o mundo pelos olhos do sexo oposto, o sistema MTBA acaba servindo também como uma nova maneira de lidar com as diferenças e gerar empatia, já que é capaz de mostrar como é ser baixo, alto, magro, gordo, por exemplo.

O sistema foi desenvolvido com o apoio do Media Lab Hangar e da Universidad Pompeu Fabra, em Barcelona, e foi programado pelo Centro de Cultura L’estruch em Sabadell, na Espanha. Veja como funciona no vídeo!






Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/388187/visualizar/