Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 25 de Janeiro de 2014 às 06:54
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


Reprodução
Chuvas de 2013 atrapalharam qualidade e volume  produzido
Chuvas de 2013 atrapalharam qualidade e volume produzido

O ano de 2013 foi marcado por uma das piores crises que a cafeicultura já enfrentou, senão a piore delas. A avaliação é da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Segundo a entidade, as cotações do café arábica atingiram o menor nível em cinco anos, com desvalorização acumulada acima de 30%.

Conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP, para o café arábica, tipo 6, a saca de 60 quilos foi vendida a uma média de R$ 272,45 no segundo semestre, valor que não cobre nem o Custo Operacional Efetivo. Na maioria das regiões é saca vale R$ 350.

Além disso, segundo a CNA, a colheita brasileira foi prejudicada por chuvas e a oferta de grãos foi reduzida, aumentando o volume de café com bebidas de menor qualidade – que são vendidos a preços cerca de 30% inferiores ao da bebida padrão (tipo 6).

Esse fenômeno, na avaliação de analistas da CNA, colaborou para o comprometimento da renda do produtor, que gastou o mesmo para produzir o grão comercializado a preços mais baixos.

Já a queda nas cotações foi influenciada principalmente pela alta oferta do produto resultante do pacote tecnológico utilizado, tratos culturais e condições climáticas favoráveis, que promoveram bom volume de produção no país. Os altos níveis de estoques brasileiros que ainda acumulam café da safra anterior contribuíram para pressionar os preços. 






Fonte: Agro Olhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/388206/visualizar/