Tangará da Serra: animais abandonados são recolhidos e disponibilizados para adoção
A empresa responsável pelo serviço é contratada pela Prefeitura Municipal e atua a partir do ordenamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Quando há denúncia de animais soltos pelas ruas, o primeiro contato ou verificação é de responsabilidade dos servidores daquela pasta. Caso seja necessário recolher o animal, o Pet Shop atua.
“Nós fazemos a captura e tratamento do animal se necessário, mantendo-o alojado até que venha a ser adotado por alguém”, explica o gerente da loja, Francimar Amaral. Ele lamenta o hábito de muitas pessoas, de criar animais soltos nas ruas. “A cultura no país é de criar animais soltos. Muitos cães e gatos tem dono, mas eles ficam soltos e acabam incomodando os vizinhos”, disse.
Para que se caracterizem maus tratos a animais são verificados alguns fatores: falta de alimentação, falta de abrigo e falta de cuidados veterinários, entre outros. Francimar destaca que quem quer ter animais, precisa cuidar deles. “Quando a pessoa adota ou mantém um animal em sua residência tem que ter a consciência de que tem que ter condições financeiras e emocionais para cuidar deste animal. Não só fornecendo alimento e água, mas também os cuidados veterinários se necessário”.
Para fazer denúncia em relação a animais soltos, o telefone é 3311-4862, na Secretaria de Meio Ambiente. “É importante informar corretamente o endereço completo do proprietário do animal. Se souber nome e telefone também é informação importante. A secretaria vai entrar em contato com esta pessoa para que tome providências e recolha este animal para dentro de sua casa, ou seu quintal”, destacou Francimar.
Segundo ele, praticamente todos os dias, a empresa contratada tem trabalho neste setor em Tangará da Serra. “A secretaria primeiro vai ao local, faz a averiguação e depois repassa a situação para nós”, explica.
Para adotar – Atualmente dois animais, um cão e um gato estão alojados no pet shop disponíveis para adoção. Alguns requisitos são necessários. “Primeiro a pessoa tem que ter condições financeiras e psicológicas, além de ter o carinho pelo animal. O animal precisa de boa ração, atendimento veterinário e um bom coração, que não deixe o animal passar necessidades. Nós temos aqui um termo de responsabilidade a ser assinado e quem faz a adoção pode responder legalmente se não cumprir”, explica Francimar.
A empresa está localizada na Rua deputado Hitler Sansão, 513-W – Centro de Tangará da Serra. Para mais informações: 3326-0023.
Denúncias – Denúncias sobre animais abandonados nas ruas devem ser levadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente: 3311-4862.
Leia mais:
Decreto prevê regulamentação sobre animais soltos em Tangará; multa pode chegar até R$6.000,00 - http://www.radiopioneira.com.br/index.php/new/18239/decreto-preve-regulamentacao-sobre-animais-soltos-em-tangara;-multa-pode-chegar-ate-r600000
Comentários