Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 29 de Janeiro de 2014 às 22:42
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


Da Assessoria

Com a meta de qualificar um milhão de pessoas até 2020, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) este ano começa a investir em centros de capacitação fora de áreas rurais. O objetivo segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, é vencer o déficit de mão de obra qualificada que ainda é problema um dos principais problemas para os produtores e atrair o máximo de trabalhadores para o campo.

Em apresentação realizada na manhã desta quarta-feira (29) na sede do Senar, o superintendente da instituição, Tiago Mattosinho, disse que somente este ano serão construídos 7 centros de treinamentos em diversos municípios de Mato Grosso.

Dentre os investimentos feitos pelo Senar para 2014 serão implantados 5 núcleos avançados de treinamento nas cidades Barra do Bugres, Tangará da Serra, Cáceres, Primavera do Leste e São José do Quatro Marcos. Esses cinco locais terão capacidade para treinar 1560 por ano. 

Outro núcleo de treinamento a ser implantado, é o Centro de Excelencia em Grãos , Oleaginosas e Fibras que funcionará em Campo Novo dos Parecis. O local será específico para formação inicial continuada, qualificação de instrutores, qualificação de assistentes técnicos, qualificação técnica de nível médio. Este centro terá capacidade para atender 3872 alunos presenciais e mais mil à distância.

Por último, com investimento de R$ 3 milhões, o ainda será implantado o Centro de Formação da Agricultura Familiar. No local, ao todo 2400 pequenos produtores terão aula modulares e alojamentos para ficar enquanto tiverem em treinamento. Este centro será construído em parceria com a Fetagri e funcionará em Várzea Grande. 

“Existem produtores que ainda se arriscam, mas muita gente deixou de produzir mais por falta de mão de obra qualificada para trabalhar no campo. O que o Senar pretende é que as pessoas da cidade passem também a se interessar pelo trabalho no campo que, diga-se de passagem paga bem e oferece excelentes benefícios”, alertou Rui Prado.

Sobre o Senar:

Em 2010, foram capacitadas 40.454 pessoas. Já em 2013 foram 62.838, um crescimento de 55%. Em 2013 foram formatados 56 treinamentos novos. Atualmente o Senar-MT tem 153 treinamentos e até o final de 2014 serão formatados mais 52, chegando a mais de 200 nas 14 principais cadeias produtivas do Estado.






Fonte: Agro Olhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/388545/visualizar/