Sine Municipal realiza cerca de 3 mil atendimentos à população
A instalação de unidades do Sine Municipal em bairros da Capital está facilitando o acesso dos cidadãos cuiabanos ao mercado de trabalho. Somente em janeiro de 2014, foram registrados 2.753 atendimentos nas quatro unidades, localizadas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Pedra 90, Coxipó, CPA III e Poção.
João Acácio de Moura, 40, estava desempregado há cerca de um ano quando procurou o Sine Municipal do bairro Pedra 90. Com o apoio dos funcionários da unidade, conseguiu um emprego e desde setembro de 2013 trabalha como motorista em uma empresa de refeições coletivas.
“Agora tenho a carteira assinada e estou muito feliz no meu emprego. O trabalho que a Prefeitura de Cuiabá desenvolve através do Sine Municipal é fantástico e, assim como eu, tem ajudado muitas pessoas”, diz.
O fato de ter uma unidade do Sine no bairro onde mora, segundo João, foi essencial para o seu retorno ao mercado de trabalho. “Se não tivesse essa unidade do Sine lá eu não teria ido ao Centro, pois estava sem condições até mesmo de pagar as passagens do ônibus”, afirma.
Diane Elbis de Oliveira Dias, 25, trabalha desde dezembro como atendente de balcão de uma padaria. Agora, está mais tranquila por ter um emprego com carteira assinada.
“Há um ano eu vivia de bicos, mas estava muito difícil. Então, resolvi procurar o Sine Municipal, onde fui muito bem atendida. Rapidamente consegui um emprego. O fato de ter unidades nos bairros facilita o atendimento e o torna mais rápido, afinal, não precisamos enfrentar filas enormes”, ressalta.
Horácio Mendes Pereira, 46, também ficou satisfeito com os serviços do Sine. Ele estava desempregado há 3 meses e desde janeiro trabalha como ajudante de carga e descarga em uma empresa fabricante e fornecedora nacional de s para animais.
“A instalação de um Sine nos bairros facilitou muito a vida das pessoas que estão à procura de emprego, pois muitas não têm condições de ficar indo até o Centro e enfrentando filas enormes à espera de um atendimento. Pra mim foi muito bom e espero continuar trabalhando aqui por muito tempo”, declarou.
A ampliação do Sine Municipal é resultado do modelo de administração executado pelo prefeito Mauro Mendes. Segundo o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, a ideia é instalar os Sines estrategicamente em bairros da periferia, onde há fragilidade social e econômica.
“Estamos utilizando a mesma estrutura que a prefeitura já tem,que são os CRAS, considerando que eles estão nos bairros mais periféricos da cidade e já são procurados pela população mais fragilizada financeiramente. O nosso lema é levar oportunidade de emprego às pessoas que estão desempregadas, levando o Sine e disponibilizando vagas de emprego próximas às suas residências” destacou o secretário.
Desde que foi inaugurado, em julho de 2013, o Sine Municipal do bairro Pedra 90 já registrou 4.872 atendimentos.A unidade do CPA III, inaugurada em setembro, registrou 733 atendimentos até o mês de dezembro. Já a unidade do bairro Poção, localizada no interior da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, foi inaugurada em novembro e registrou 244 atendimentos nos dois últimos meses do ano.
A instalação de unidades do Sine Municipal nos bairros é uma ação desenvolvida pelas secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Até o final do ano, a previsão é de que sejam lançadas mais seis unidades nos CRAS.
Confira abaixo os endereços dos Sines:
1 – Rodovia Palmiro Paes de Barros, S/Nº - Bairro Jardim Vista Alegre - Prefeitura Regional Sul.
2 – Posto Avançado do SINE Pedra 90 - AV. Newtton Rabelo de Castro, S/Nº. CRAS Pedra 90
3 – Posto Avançado SMTDE - Travessa Celso Luiz Moraes de Almeida, Nº 111 - Bairro Poção
4 – Posto Avançado do SINE Municipal, no CRAS CPA - Rua 67 - Quadra 09 - Nº 47 - CPA III Setor I
Comentários