Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 06 de Fevereiro de 2014 às 11:13
Por: THIAGO ANDRADE

    Imprimir


JANA PESSÔA
Presidente Dilma Rousseff confirmou visita ao governador Silval Barbosa, com quem se reuniu ontem
Presidente Dilma Rousseff confirmou visita ao governador Silval Barbosa, com quem se reuniu ontem

A presidente Dilma Rousseff (PT) virá a Mato Grosso na próxima terça-feira (11) para o lançamento da Colheita Nacional de Soja, em Lucas do Rio Verde (distante 332 quilômetros de Cuiabá). A confirmação é do governador Silval Barbosa (PMDB), que se reuniu com a presidente na tarde desta quarta-feira (5). 

O evento principal será na Fundação Rio Verde, com início às 10h30. Esta será a segunda vez que a petista vem a Mato Grosso durante seu mandato. A visita será voltada ao agronegócio, já que neste ano a safra de soja deve bater novo recorde: 90 milhões de toneladas. 

Há expectativas, no entanto, que a presidente também lance o edital de licitação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). Para isso, todavia, a licitação precisa receber aval do Tribunal de Contas da União (TCU), o que ainda não ocorreu. 

Mesmo assim, o governador Silval Barbosa garante que Dilma continuará se empenhando ao máximo para tirar a ferrovia do papel. O desejo é que o edital seja lançado antes do período eleitoral. 

Novamente o encontro da presidente será com os produtores do Estado. Dilma tem mirado o setor e pretende mostrar as ações de seu governo pela melhoria na infraestrutura de Mato Grosso. A petista deve ressaltar a expansão da Ferronorte, as duplicações das BRs 163/364 e a concessão delas à iniciativa privada. 

Conforme o governador, a presidente ainda deve voltar ao Estado nas próximas semanas, desta vez, para inaugurar a Arena Pantanal. A obra não tem recursos da União, mas foi possível graças a um empréstimo, através de uma linha especial, do BNDES. 

Em Brasília, ontem, Silval também participou de uma reunião na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e com o Ministro do Transporte, César Borges. Foi informado sobre a aprovação de um financiamento de R$ 470 milhões, para a construção de 16 quilômetros de pontes. 

Com o recurso, o programa MT Integrado passa a receber investimento na ordem de R$ 2 bilhões. A intenção do peemedebista é de construir 46 pontes e restaurar outras 23, conforme anunciou no início do mês. 

ARTICULAÇÕES – Na agenda de Silval estava prevista ainda uma reunião com a cúpula nacional do PMDB para discutir o atual cenário eleitoral no Estado e seu futuro político. O encontro, contudo, foi adiado para a próxima semana. 

A ida de Silval a Brasília gerou uma movimentação na classe política mato-grossense. O grupo governista esperava que o governador voltasse com uma definição clara se será ou não candidato ao Senado. 

Isso porque a escolha do candidato à sua sucessão depende da decisão. O PSD é o principal interessado, já que a saída de Silval do comando do Paiaguás impulsionaria o lançamento do vice Chico Daltro à reeleição. 

No caso de Silval decidir concluir o mandato, no entanto, a escolha de quem vai defender seu governo deve ser baseada nas pesquisas de imagem e intenção de votos que a base governista encomendou. 





Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389113/visualizar/