Djalma expõe papel da Defensoria em reunião com comunidades
Com o intuito de expor o papel da Defensoria e ampliar cada vez mais o conhecimento da população a respeito da Instituição, o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, tem se reunido com moradores de Regiões da Capital que sofrem com problemas, principalmente, de infraestrutura. Na última semana o encontro foi realizado no Complexo do Grande Paraíso e, nesta terça-feira (04), foi a vez do Bairro Jardim Novo Colorado.
“Somos um órgão público, remunerado pelo Estado e temos o papel de prestar assistência jurídica integral e gratuita a quem necessita. Por isso, queremos que vocês tenham consciência, nos cobrem e nos procurem”, declarou Djalma aos cerca de 70 presentes.
O Defensor-Geral reforçou ainda que a preocupação desta gestão da Defensoria é que a população conheça e cobre mais da Instituição, que tem um vasto campo de atuação, eminentemente jurídico. “É com base nisso que estamos fazendo esse tipo de encontro, para que vocês procurem a Defensoria e nos acionem em qualquer área que tiverem problema. Com a mesma preocupação, criamos a Coordenadoria de Ações Comunitárias, que faz o caminho inverso, ou seja, vem até vocês, ao invés de vocês precisarem ir até a Instituição”.
Além disso, o Defensor declarou que ao longo deste ano serão realizadas inúmeras palestras, a fim de esclarecer a população de seus direitos. “Queremos mudar o modelo de o Defensor ficar apenas no gabinete. Isso não resolve mais. A esperança tem que existir e a Defensoria é um braço para levar essa esperança à população”.
Presentes na reunião, as Defensora Públicas que atuam na Coordenadoria, Fernanda Maria Cícero de Sá Soares e Silvia Maria Ferreira, por sua vez, divulgaram aos moradores a última decisão favorável proferida pela Justiça a respeito das reivindicações de asfaltamento e saneamento básico para o bairro.
Entretanto, embora no Novo Colorado tenha sido necessário ingressar com ação judicial, as Defensoras reforçaram que a prioridade da Defensoria é resolver os problemas de forma administrativa, por meio de acordo com os órgãos competentes, uma forma mais célere e menos prejudicial às partes envolvidas.
Grande Paraíso
A Região do Grande Paraíso engloba os bairros Novo Paraíso 1 e 2 e Jardim Paraíso e busca solução para problemas, principalmente, de Infraestrutura, como asfalto e paralisação da obra de reforma de Posto de Saúde da Família (PSF) do Setor 1. Em relação ao local, a Instituição aguarda a coleta de assinaturas para acionar os órgãos competentes administrativamente.
Parque Amperco
Também esteve presente na reunião, o presidente do Bairro Parque Amperco, Luiz Roque, que expôs suas preocupações com os problemas enfrentados pela comunidade. O Bairro já foi visitado pela Coordenadoria de Ações Comunitárias, procurada pelo próprio presidente para solucionar a falta de infraestrutura no local.
Comentários