Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sábado - 08 de Fevereiro de 2014 às 06:52

    Imprimir


AP
As pegadas, de mais de 800 mil anos, foram descobertas nas margens de uma praia em Happisburgh
As pegadas, de mais de 800 mil anos, foram descobertas nas margens de uma praia em Happisburgh

As pegadas, descobertas nas margens de Happisburgh, na costa de Norfolk, têm mais de 800 mil anos e são evidências diretas dos primeiros seres humanos que viveram no norte da Europa. O achado é de pesquisadores do Museu Britânico, do Museu de História Natural de Londres e da Universidade Queen Mary, que publicaram a descoberta no último número da revista científica "Plos One".

Entre as pegadas, há rastros de crianças e adultos, e uma delas corresponde a um pé com um tamanho europeu de sapato do número 42, o que sugere que poderia corresponder a um homem de cerca de 1,70 de altura.

As marcas descobertas pela primeira vez em maio do ano passado durante a maré baixa graças as ondas que retiraram os sedimentos que as recobriam, são as únicas pegadas desta idade na Europa. Há apenas outros três conjuntos que são mais antigos e estão na África.

Nick Ashton, arqueólogo do Museu Britânico, relatou que ele e seus colegas se apressaram para fazer fotografias e modelos em 3D das pegadas, antes que as ondas constantes as destruíssem. 

Ainda não se sabe ao certo de quem são as pegadas, mas, de acordo com especialistas, há a possibilidade de elas serem de uma espécie chamada Homo Antecessor, que viveu no sul da Europa. Acredita-se que este grupo tenha chegado a Norfolk através de uma faixa de terra que ligava o Reino Unido ao resto da Europa há um milhão de anos. Eles teriam desaparecido há cerca de 800 mil anos em decorrência de mudanças climáticas.

A partir de 13 de fevereiro, o Museu de História Natural de Londres terá uma exposição sobre a pré-história humana, incluindo um vídeo das novas pegadas.

Texto adaptado com base em informações da BBC e da EFE.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389262/visualizar/