João Emanuel quer diminuir tempo
O vereador João Emanuel (PSD) deve propor à Comissão Especial que revisa o Regimento Interno da Câmara de Cuiabá uma redução no tempo de oratória para cada parlamentar durante as sessões plenárias.
Para o social-democrata, o Legislativo precisa ser mais dinâmico e a quantidade de vereadores – 25 – relacionada ao tempo disponível para cada um – 10 minutos – faz com que as sessões sejam muito longas.
A proposta de João Emanuel é o que o tempo de fala seja reduzido para, no máximo, oito minutos. Ele justifica que o espaço perdido seja quase insignificante, mas que possibilitaria que mais vereadores tivessem espaço para usar a tribuna.
O ex-presidente também avalia ser necessário um maior número de sessões itinerante. Atualmente acontece uma a cada mês. Ele acredita que, para atender melhor aos anseios da sociedade, seria preciso ao menos duas a cada 30 dias.
Os trabalhos da Comissão Especial tiveram início nesta semana. O grupo é presidido pelo vereador Mário Nadaf (PV), que já antecipou não ter esperanças de muito empenho por parte dos demais parlamentares em participar das discussões sobre as mudanças que o Regimento Interno deve ter.
CANDIDATURA - João Emanuel também nega que será candidato a deputado estadual no pleito de outubro. O social-democrata garante que vai apoiar o projeto da esposa, Janaína Riva (PSD).
A social-democrata vai concorrer a uma vaga no Legislativo estadual. A expectativa é que ela substitua seu pai, o deputado José Riva (PSD), no Parlamento. Ele anunciou que deixará a vida pública com o fim de seu sexto mandato, em dezembro.
João Emanuel, por sua vez, corre o risco perder o mandato de vereador, sob a acusação de quebra de decoro parlamentar.(TA)
Comentários