Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 09 de Fevereiro de 2014 às 18:37
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Desde março de 2013, quando a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) iniciou a operação de combate aos veículos estacionados em locais proibidos, 3.296 veículos já foram guinchados, em Cuiabá. Do total, 2.478 são carros e o restante (818) motocicletas. 

Só em janeiro deste ano, 409 veículos foram rebocados, 74,4% a mais do que o registrado em dezembro passado, quando 237 foram removidos para o pátio do órgão municipal. Apesar do aumento, o secretário da SMTU, Antenor Figueiredo, acredita que os motoristas estão mais conscientes. 

“Está havendo uma mudança de comportamento, sim. As pessoas estão respeitando mais, especialmente, as vagas para portadores de necessidades especiais (PNE) e idosos. Hoje, está mais fácil encontrar estas vagas disponíveis”, afirmou. O mês com maior pico de remoção foi setembro, quando 650 veículos foram guinchados. 

A fiscalização feita por agentes de trânsito, os populares “amarelinhos”, ocorre em toda a cidade. Além das paradas irregulares em calçadas, destinadas para pedestres, Figueiredo explica que o foco da fiscalização tem sido justamente as vagas reservadas para PNE e idosos, que antes estavam sempre ocupadas por motoristas que não se enquadram nos perfis. “Temos a responsabilidade de executar medidas tanto de conscientização quanto de penalização daqueles que forem flagrados agindo irregularmente”, comentou. 

Foi o que aconteceu na última quinta-feira (06.02), quando a SMTU recebeu pelo 0800-65-1517 uma reclamação de um carro estacionado em frente a uma garagem de um estabelecimento localizado na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça Santos Dumont, região central da capital. 

Diante da denúncia, dois agentes de trânsito deslocaram-se para o local, onde constataram a irregularidade. A proprietária do carro foi multada e só não teve o carro guinchado porque foi localizada minutos após, por meio de checagem via Ciosp, pelos amarelinhos, possibilitando que ela retirasse o veículo. 

Por lá, os agentes encontraram ao menos outros dois carros parados irregularmente. Um deles pertencia à condutora Silvia Andrade, 38 anos. Ela parou o carro bem na esquina da Getúlio com a Travessa Santos Dumont e apenas foi orientada pelos agentes para retirar o veículo. 

“A presença deles (amarelinhos) traz mais segurança e é função deles colocar ordem no trânsito. Mas, às vezes, eles exageram um pouco porque é difícil encontrar vagas no centro e a gente roda um tempão tentando encontra um local por isso acho que é preciso ter um pouco de bom senso antes de multar ou guinchar. Além disso, que tem que melhorar a sinalização”, comentou. 

Os locais onde há proibição de estacionamento, conforme o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), são calçadas, a menos de cinco metros de uma esquina, pontos de ônibus, sobre canteiros centrais e em vagas para idosos e deficientes.





Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/389338/visualizar/