Na Copa, empresários terão sala na Arena Pantanal para discutir negócios Gerente da Secopa diz que MT tem relação comercial com todos os países. Porém, governo aposta em maior aproximação com estrangeiros.
Dos oito países que irão jogar em Cuiabá na Copa do Mundo, o Japão é o que possui relações comerciais mais estreitas com Mato Grosso, conforme Múcio Ribas, gerente do projeto Novos Negócios desempenhado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). Entretanto, segundo ele, todos eles já fazem parte da balança comercial do estado, alguns com maior e outros com menor volume.
Mas, durante os jogos da Copa, o governo aposta em maior aproximação com os outros países. Múcio afirmou que o governo quer aproveitar essa oportunidade para aproximar os empresários do estado aos empresários de outros países. Para isso, deve ser disponibilizado um espaço na Arena Pantanal. "Nós vamos ter uma sala de negócios na Arena pantanal para conversar com empresários de outros países", contou Múdio Ribas.
Ele disse que a relação mais próxima em volume de vendas de produtos é o Japão. "São exportados, principalmente produtos derivados da soja, do milho e carnes", disse Ribas. Ele citou ainda que a Bósnia tem pouca ligação comercial com o estado e pontuou que o projeto é desenvolvido justamente com o intuito de aproximar e fortalecer as relações com esses países. "Mesmo a Bósnia sendo tão distante, ela também é compradora de produtos mato-grossenses", afirmou. Ele disse, porém, que hoje o maior comprador dos produtores do estado é a China.
O primeiro jogo em Cuiabá está marcado para o dia 13 de junho, entre Chile e Austrália. Segundo a Fifa, os australianos estão os estrangeiros que mais procuram ingressos para assistir aos jogos da Copa. A segunda partida deve ser realizada no dia 17 do mesmo mês, em um confronto entre Rússia e Coreia do Sul, enquanto o terceiro jogo está agendado para o dia 21 de junho. Nesse jogo, a Nigéria vai enfrentar a Bósnia, que estreia no mundial de futebol. Já a última partida da Copa na Arena Pantanal, no dia 24 de junho, a Colômbia, quarta melhor seleção do ranking da Fifa, recebe os japoneses.
Representantes da Austrália, Chile, e Colômbia já visitaram o estado. E nesta semana são esperados os do Japão.
Comentários