A cidade de Floriano Peixoto, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, terá pela quarta vez em cinco mandatos o mesmo prefeito. Vilson Babicz, do PT, foi eleito na votação do último domingo (7) com 53,17% dos votos. Ele já havia vencido o pleito em 1996, 2000 e 2008, conforme mostra reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.
E não é apenas o prefeito que se repete. O vice é o mesmo em todas as administrações. Everaldo Salvador também vai para o quarto mandato no cargo. Ambos só perderam a eleição de 2004, quando inverteram os cargos. Já que, por conta da lei eleitoral, Vilson não poderia ter um terceiro mandato seguido, Everaldo concorreu e perdeu por 34 votos.
"A população deu oportunidade para a nossa oposição administrar por quatro anos, teve essa experiência, mas retomamos o poder na eleição seguinte com a vontade popular", disse Everaldo.
A cidade tem outra peculiaridade. São 2.023 eleitores. Número superior ao da população, que é de 2.018 habitantes, segundo censo 2010 do IBGE. A explicação é que boa parte das pessoas entre 20 e 30 anos saem da cidade para estudar e trabalhar, mas continuam votando no município emancipado em 1997.
Além da parceria no governo, prefeito e vice ainda são vizinhos. Da convivência diária surgem muitas ideias para comandar o município.
"O segredo do sucesso é ouvir a população, conversa com eles, dar uma resposta, dizer o que dá e o que não dá pra fazer", explicou o prefeito Vilson.
Comentários