Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 02 de Março de 2014 às 16:35

    Imprimir


A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) relançou, na segunda-feira (24), o edital para contratação da empresa que será responsável pela construção do Fan Park, ponto oficial de encontro dos torcedores durante o Mundial de Futebol, nos meses de junho e julho.

A licitação, que irá ocorrer no modelo de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), seguirá o critério menor preço. A sessão de abertura dos envelopes com as propostas está agendada para às 9h do dia 21 de março.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado que circula nesta terça-feira (25) na Capital.

A obra do Fan Park consta na Matriz de Responsabilidade assinada pelo Governo do Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), sendo considerada uma das estruturas obrigatórias para a realização da Copa em Cuiabá.

Em Cuiabá, o Fan Fest será construído no Parque de Exposição “Jonas Pinheiro” (Acrimat), no bairro Dom Aquino, e terá capacidade para abrigar até 56 mil torcedores por dia.

A entrada no local será gratuita e os visitantes poderão assistir aos 64 jogos da Copa do Mundo, que serão transmitidos em telões em alta definição, durante os 31 dias de evento.

O objetivo é reunir os torcedores que não conseguirem comparecer aos estádios para assistirem às partidas. O local também deverá oferecer atividades esportivas, culturas, shows e entretenimento em geral.

Em entrevistas anteriores, o secretário da Copa, Maurício Guimarães, já havia declarado que o local é constituído basicamente de estruturas temporárias que são montadas semanas antes do início do Mundial, agendado para o dia 12 de julho.

A empresa contratada deverá realizar, basicamente, obras de drenagem e terraplanagem no local, reformando e readequando o espaço para receber o evento.

A previsão inicial é de que as intervenções no local durassem 180 dias – prazo esse que precisará ser “enxugado” devido ao prazo exíguo para execução da obra. 

Cancelamento de edital

O Estado já havia lançado um edital para realização das obras do Fan Park em 2013, mas cancelou a licitação no início de janeiro deste ano por “necessidade de ajustes no projeto original”.

Gastos

Apesar do orçamento para montagem do local não ter sido divulgado ainda pela Secopa, o Governo do Estado é quem deverá arcar com a maioria dos gastos para organização do local.

Além de telões, o Fan Fest deverá contar com bares, estacionamento, praça de alimentação e lojas oficiais dos patrocinadores do Mundial e da Fifa.

A Fifa, por sua vez, deverá arcar apenas com a instalação de palcos, telões, sonorização e iluminação do local.

O Fan Fest ainda deverá oferecer um sistema completo de emergência, segurança e atendimento médico aos torcedores.

Tradição

A construção dos “Fan Fests” tornou-se tradição em 2006, na Alemanha, seguindo o grande sucesso dos eventos públicos de transmissão não oficiais realizados na Coréia do Sul, em 2002.

Em 2010, a Fifa levou o evento para diversas cidades localizadas fora da África do Sul, tornando a experiência de participar da Copa do Mundo algo verdadeiramente internacional.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/390531/visualizar/