Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Março de 2014 às 17:44

    Imprimir


Na próxima quinta-feira (13), será comemorado o Dia Mundial do Rim. Uma das doenças renais que atinge 15% da população mundial é o calculo renal. No Brasil, a enfermidade acomete de 5% a 12% das pessoas em ambos os sexos e em todas as faixas etárias.

O nefrologista do laboratório Cedic Cedilab, Dr. Marcos Kubrusly, explica que esta enfermidade tem como principal causa a herança genética associada aos hábitos de vida da pessoa. “A baixa ingestão de líquidos é uma fator importante de formação de cálculo renal. Além disso, defeitos metabólicos do próprio organismo, como o aumento da eliminação urinária de cálcio e de ácido úrico, entre outras anormalidades, também, favorece a formação dos cálculos renais”, esclarece.

Dr. Marcos lembra que no verão a incidência da doença aumenta em 20%. “O calor propicia mais transpiração, levando à maior perda de água pela pele, ou seja, isso provoca uma desidratação contínua. Isto faz com que a urina fique mais concentrada, aumentando a possibilidade de formar cálculo”, ressalta.

Para prevenir o surgimento dos cálculos, é importante consumir bastante líquido, principalmente, nesta época do ano. “Para quem tem histórico familiar de cálculo renal, o ideal é urinar, pelo menos, dois litros por dia. Desta forma, a pessoa precisa ingerir mais de três litros de líquido”, indica o nefrologista.

O médico enfatiza que pacientes portadores de cálculos renais recorrentes devem aumentar a ingestão de líquidos. A quantidade recomendada é de dois a três litros por dia, sendo que deste total 50% deve ser água e sucos cítricos, ricos em potássio. Ele acrescenta que refrigerantes à base de cola devem ser evitados.

Outras indicações são restringir o consumo de sal (3 a 4 gramas/dia), diminuir a ingestão de proteínas de origem animal (140 a 160 gramas/dia), praticar atividades físicas (no mínimo 3 vezes por semana), adequar a ingesta de cálcio e tentar ajustar os fatores ambientais, como calor excessivo e a baixa umidade do ar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/390894/visualizar/