Secretário da Agricultura anuncia que será novo ministro de Dilma Neri Geller foi ao Planalto nesta quarta com o atual titular, Antonio Andrade. Segundo assessoria, posse está prevista para sexta, com outros ministros.
O atual secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, anunciou na quarta-feira (12) que foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para assumir o comando da pasta. Ele deverá substituirá Antônio Andrade, deputado licenciado do PMDB de Minas Gerais, que deverá disputar as eleições em outubro.
Geller se reuniu com a presidente na tarde desta quarta e aceitou o convite, conforme a assessoria da pasta. A posse, conforme a assessoria de Geller, será na próxima sexta (14), quando possivelmente serão nomeados outros ministros, no bojo da reforma ministerial.
Após o encontro no Planalto, que também teve a participação do atual ministro da Agricultura, Geller foi à Câmara dos Deputados relatar a reunião com Dilma ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, que também é do PMDB.
Ao deixar a reunião com Henrique Alves, Nereu Geller disse que sua indicação à pasta não contou com a participação da bancada do PMDB na Câmara.
"Fui indicado hoje pela presidente Dilma para assumir o ministério. Estou filiado ao PMDB, fui deputado federal, mas a indicação foi do atual ministro da Agricultura, para que eu desse sequência ao trabalho do ministério. Tenho uma ligação com o Congresso, mas não é indicação da bancada", afirmou o futuro ministro.
A nomeação dá seguimento à reforma ministerial, iniciada em janeiro deste ano e ainda não concluída devido, entre outros motivos, a uma crise do Planalto com a base aliada no Congresso, principalmente o PMDB.
O próprio Ministério da Agricultura, tradicionalmente ocupado por um deputado indicado pelo partido, foi recusado pela bancada, juntamente com o Ministério do Turismo.
A crise levou a duas derrotas do governo: nesta terça, foi aprovada na Câmara a criação de uma comissão externa para acompanhar investigações na Holanda sobre suposta corrupção na Petrobras. Nesta quarta, os deputados aprovaram convites e convocações para 10 ministros prestarem esclarecimentos nas comissões da Casa.
Segundo o Blog de Cristiana Lôbo, Dilma resolveu acelerar a reforma ministerial para por fim à rebelião entre os aliados. Todos os novos nomes devem ser oficialmente anunciados até a próxima sexta.
Neri Geller é gaúcho, natural da cidade de Selbach. Agricultor e empresário, foi vereador duas vezes pelo PSDB da cidade de Lucas do Rio Verde (MT), polo agrícola do Centro-Oeste, entre 1996 e 2004.
Na região desde 1984, desenvolveu atividade de plantio e comercialização de grãos, como soja e milho, em sua propriedade. Geller também tem empresa no setor de combustíveis.
Em 2007, foi eleito deputado federal, reelegendo-se em 2011. Em 2013, licenciou-se para assumir a Secretaria de Política Agrícola. Antes disso, exerceu o mandato de vereador em Lucas do Rio Verde (1996 e reeleito em 2000).
Comentários