Programa de voluntariado para a Copa de 2014 custará R$ 30 milhões aos cofres públicos
Um levantamento feito pela entidade Associação Contas Abertas revela que o Governo Federal vai gastar neste ano o montante de R$ 30 milhões com o programa Brasil Voluntário em 2014. Para atuar nos jogos em Cuiabá, até esta quinta-feira (13) cerca 1,7 mil fizeram a inscrição para participar do programa.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Esporte os voluntários que irão atuar na Copa do Mundo vão receber uniformes e alimentação durante a atuação no evento. O governo também banca seguro de vida e o transporte dentro da cidade-sede. Mas, de acordo com o Ministério, os custos só são garantidos a cada dia de atuação e apenas no perímetro da cidade.
O valor levantado pelo Contas Aberta corresponde à dotação atual do plano “Implementação do programa de voluntariado para a Copa”, que faz parte da ação “Apoio à Realização da Copa do Mundo FIFA 2014”, coordenada pelo Ministério do Esporte.
O Ministério do Esporte afirmou a instituição que o programa não foi exigência da Fifa, a entidade afirma que “o COL e o Ministério trabalham em parceria desde o início do projeto, trocando experiências e compartilhando informações com o objetivo de oferecer o melhor atendimento para o público”.
Serão disponibilizadas até 1.500 vagas em cada sede do torneio: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Todas as etapas do programa – treinamento e atuação – serão certificadas pela Universidade de Brasília (UnB). As inscrições para o programa foram prorrogadas até 16 de março.
Enquanto o programa sob responsabilidade do Comitê Organizador Local da Fifa (COL) atenderá áreas como estádios, Centros de Treinamento de Seleções e Campos Oficiais de Treinamento, o outro, sob responsabilidade do Ministério do Esporte, será focado no atendimento em aeroportos e pontos turísticos.
Comentários