Campanha contra câncer na web gera doações erradas
Mais de 18.625 libras foram doadas por engano para a Unicef em vez da organização Cancer Research no Reino Unido, de acordo com a BBC. As doações erradas foram parte da campanha #nomakeupselfie, na qual as pessoas tiravam autoretratos sem maquiagem para divulgar a luta contra o câncer.
O erro aconteceu por uma confusão de palavras nas doações por SMS. Muitas pessoas enviaram a palavra “doar” para o número 70099, que funciona para as doações para a Unicef. As doações para a Cancer Research, no entanto, deveriam ser enviadas com a palavra “superar”.
“A Unicef não é responsável por este erro, no entanto, estamos trabalhando duro para encontrar uma resolução para a situação para aqueles que foram afetados. A Unicef e a Cancer Research concordaram que essas doações serão totalmente transferidas para a Cancer Research”, disse Mike Flynn, diretor de doações na Unicef do Reino Unido.
Adoção de ursos polares
A campanha “nomakeupselfie também gerou confusão para a ONG ambiental WWF. Ela afirmou que também têm recebido mensagens por engano. Alguns smartphones acabam corrigindo a palavra em inglês “beat” (superar) por “bear” (urso). Ao enviar o SMS errado, a pessoa recebe uma mensagem de retorno que diz: “obrigado por escolhar um adorável urso polar. Vamos te ligar para arranjar sua adoção”.
A WWF disse que nenhum dinheiro foi coletado das pessoas que enviaram as mensagens. “Qualquer mensagem enviada para nós em vez da Cancer Research não resulta em nenhuma doação para proteger os ursos polares, pois a WWF utiliza operadores humanos para ligar de volta para as pessoas para confirmar as adoções”, disse o diretor de arrecadação de fundos da ONG, Kerry Blackstock.
Comentários