Juízes de Cuiabá farão palestras para estudantes em escolas públicas
Nesta sexta-feira (28), as escolas municipais Dejani Ribeiro de Oliveira, Profª. Gracildes Melo Dantas e Lenine de Campos Póvoas recebem nova rodada de palestras do programa Poder Judiciário na Escola. As unidades de ensino estão localizadas, respectivamente, nos bairros Jardim Vitória, Altos da Glória e Jardim União, em Cuiabá. Desta vez, o tema a ser desenvolvido com os alunos será Conhecendo alguns de nossos direitos e deveres.
Na Escola Municipal de Educação Básica Dejani Ribeiro de Oliveira, a palestra será proferida pela juíza da Terceira Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues, e terá início às 9h30. Está prevista a participação de aproximadamente 40 estudantes.
Já na escola Profª. Gracildes Melo Dantas, a palestrante será a juíza Quinta Vara Cível de Cuiabá, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva. A palestra terá início às 13h, com a presença de cerca de 40 alunos.
Na unidade de ensino Lenine de Campos Póvoas a palestra também terá início às 13h e será proferida pela juíza da 14ª Vara Cível da Capital, Ana Paula Carlota Miranda, para aproximadamente 70 adolescentes do sexto ano.
Além das palestras, a Corregedoria providenciou a entrega às três escolas da cartilha da Justiça em Quadrinhos, que conta de maneira didática e com linguagem simples, o funcionamento da Justiça, e da publicação Brasilzinho, que trata sobre questões de cidadania. O material foi entregue previamente para que os estudantes pudessem fazer a leitura e se familiarizar com o assunto a ser abordado na palestra.
O objetivo do Judiciário na Escola é levar aos alunos das escolas municipais e estaduais o conhecimento sobre a estrutura do sistema judicial. O projeto atende a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento sobre funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou qualquer espaço público.
Também na sexta-feira, às 20h, o juiz Abel Balbino Guimarães, da Quarta Vara Criminal de Várzea Grande, vai proferir palestra na Escola Estadual Malik Didie, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. O tema a ser tratado pelo magistrado é A Justiça é a Esperança. Está prevista a participação de cerca de 200 pessoas, entre alunos, professores, pais e integrantes da comunidade.
Comentários