Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 30 de Março de 2014 às 15:48
Por: Joyce Carla

    Imprimir


A declaração de IR (Imposto de Renda) assusta muitos trabalhadores. Mas o que muita gente não sabe é que até mesmo quem não é obrigado a declarar pode recuperar seu dinheiro ao prestar contas com o Leão.

Isso acontece porque muitos trabalhadores abaixo do limite de obrigatoriedade de declaração — que é de R$ 25.661,70 no ano — tiveram imposto retido na fonte. Estão incluídos neste caso todos os trabalhadores com carteira assinada que ganharam mais de R$ 1.710,78 por mês no ano passado.

De acordo com a coordenadora de IR da H&R Block, Eliana Lopes, a receita Federal dá as regras de obrigatoriedade, mas não impede que qualquer contribuinte envie a declaração.

— Alguns trabalhadores tiveram aumento salarial no fim do ano e, no acumulado, não chega ao limite. Mas, ainda assim, há o imposto retido na fonte. O que dá o direito do trabalhador de recuperar esse dinheiro.

A coordenadora conta que os trabalhadores, neste caso, podem optar pelo modelo simplificado de declaração. Todos os que tiveram imposto retido na fonte podem recuperar o valor que pagou de imposto de renda no ano.

O diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria, Silvinei Toffanin, explica que, nesses casos, o dinheiro da restituição pode chegar a 100% do valor que foi retido na fonte.

— Isso porque o trabalhador estaria abaixo da tabela do imposto. E vale a pena fazer a declaração.

Outros motivos

Lopes afirma ainda que há outros motivos para que trabalhadores não obrigados a declarar o IR acertem as contas com a Receita. Entre eles estão fazer um financiamento de imóvel ou tirar o visto de turismo para algum país.

— Quem tem o plano de comprar um imóvel pode optar por fazer a declaração para garantir a comprovação de renda. Assim fica mais fácil ter os documentos necessários para pedir o financiamento. O mesmo serve para tirar vistos. Isso facilita a vida.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/392227/visualizar/