Janete e Daltro deixam Pastas
O governador Silval Barbosa (PMDB) perdeu mais dois componentes de seu staff. A secretária estadual de Cultura, Janete Riva (PSD), pediu exoneração do cargo nesta quinta-feira (3). Hoje, o vice-governador Chico Daltro (PSD) deixará o comando da Pasta de Cidades.
Janete deixou o cargo alegando “motivo de foro íntimo”. Já Daltro, é pré-candidato ao governo do Estado na eleição deste ano.
O pedido de exoneração de ambos ocorre às vésperas do encerramento do prazo para desincompatibilização de cargos públicos, conforme determina a legislação eleitoral.
Também vem bem depois do prazo estabelecido pelo governador para aqueles secretários que desejassem disputar o pleito de outubro. Silval havia solicitado que estes secretários deixassem os cargos no final de dezembro.
Daltro, no entanto, continuou devido a sua condição de vice-governador. Já a exoneração de Janete não era esperada. Esposa do deputado estadual José Riva (PSD), ela ficou à frente da Pasta por pouco mais de um ano.
Apesar de negar interesse em disputar a eleição, Janete chegou a ser cogitada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. A família estaria dividida entre a candidatura dela e de sua filha, Janaína Riva (PSD).
STAFF MUNICIPAL – Em Cuiabá, o prefeito Mauro Mendes (PSB) também perderá dois de seus secretários por conta da eleição de outubro.
Os titulares das Pastas de Governo, Fábio Garcia, e de Esportes, Carlos Brito, ambos filiados ao PSB, já avisaram que deixarão seus cargos. Eles disputarão, respectivamente, vagas de deputado federal e estadual.
O chefe do Executivo Municipal ainda não definiu quem deverá substituí-los. A tendência é que os adjunto assumam as secretarias.
Comentários