Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 06 de Abril de 2014 às 21:37

    Imprimir


Oferecendo e vendendo produtos com valores menores que os cobrados pelas lojas físicas o e-commerce está em acelerada expansão no país. Com este crescimento, o mercado online passou a ser aprimorado para auxiliar o consumidor. Parte deste aperfeiçoamento são os “plugins” e “aplicativos” que direcionam os clientes para a mercadoria com menor preço e ainda monitoram os valores da rede de hora em hora. Um dos programas que já é utilizado foi criado por Patrick Nogueira. O plugin que detecta os menores custos antes da compra funciona como uma extensão para navegadores que auxilia o cliente a economizar na hora de comprar.

Plugin, segundo Nogueira, é uma ferramenta que fica na parte superior do navegador e é acionado quando o consumidor entra no site para fazer a compra. “Ele dá a opção de comparar os preços das principais lojas online do país”, afirma. Ele acrescenta que inicialmente o monitoramento era feito somente com produtos mas devido à aceitação, a empresa está expandindo para passagens aéreas. “A intenção é beneficiar os consumidores que compram pela internet, mostrando as lojas que vendem os itens pelo menor preço”.

Nogueira conta que a ideia de criar esta ferramenta surgiu após ele mesmo ter dificuldade em achar um produto com valor mais em conta. “Percebi que sempre esquecia de comparar preços entre as lojas e logo depois de comprar encontrava o mesmo item com valor menor. Criei o Baixou para resolver este problema”. O programa mostra as lojas com menor preço para comprar e caso o consumidor não encontre o que ele quer, tem a opção de monitorar seu produto. Quando for encontrado um valor igual ou menor ao que o cliente deseja pagar, automaticamente ele é avisado via sms ou e-mail. “Atualmente temos 3 milhões de produtos sendo monitorados. Vamos continuar ampliando e aprimorando a ferramenta e até o fim deste ano pretendemos ter 5 milhões de itens no monitoramento online”.

O criador do programa explica que atualmente a ferramenta funciona somente para o e-commerce. “Esta é uma facilidade para quem compra sem ir à loja, sem sair de casa ou do trabalho. Realizamos uma espécie de cotação, mas sem calcular o frete. Estamos analisando uma maneira de contabilizar o valor já com o frete incluso”. Desde o lançamento, em agosto de 2013, o programa tem cerca de 300 mil usuários. “Por isso decidimos incluir as passagens aéreas. Faremos uma busca diária e quando a passagem chegar no valor desejado ou abaixo dele, vamos avisar para os compradores. A intenção é beneficiar principalmente aqueles que fazem viagens internacionais. Em uma análise preliminar, percebemos que a diferença chega até 50% entre as companhias”. Qualquer pessoa consegue baixar o programa gratuitamente pela internet, a versão para smarthones deve ser lançada ainda este ano.

Para os consumidores que utilizam a extensão do navegador a novidade realmente auxilia o momento da compra. Jonathan Oliveira é cliente assíduo a internet e conta que depois que descobriu a facilidade passou a

economizar. “Faz pouco tempo que soube disso, por estar sempre comprando em loja online gostei do programa. Um site de busca de preços já utilizava, mas o monitoramento é novo pra mim. É algo que realmente ajuda”.

André Galvan, especialista em e-commerce, diz que o sistema é sensacional para os consumidores, já que faz ganhar tempo. “A ferramenta evita que o cliente fique pesquisando de tempos em tempos aquele produto que deseja. A tendência do valor dos produtos é ter uma redução de preços devido ao lançamento de modelos mais novos”. Galvan, que faz muitas compras pela internet, acredita que para o comércio online o aplicativo vai ajudar na venda de produtos de uma forma direta, pois o consumidor será lembrado da sua necessidade em relação ao produto, mesmo depois de ter passado a euforia inicial da busca.

Além deste há outros aplicativos que auxiliam os consumidores no monitoramento de preços em compras pela internet. O aplicativo Meu Carrinho, disponibilizado para smartphones e computadores ajuda a controlar os gastos durante as compras no supermercado e funciona mesmo sem conexão com a internet. No programa, o usuário faz sua lista e cadastra seus produtos. A facilidade é na comparação dos preços.

O Buscapé é outro “plugin” que auxilia na comparação de preços em lojas online. Diferentemente do Baixou, em que o consumidor pode monitorar o preço, no Buscapé o cliente compara os preços e é direcionado para a loja em que optar comprar. Os valores comparados não incluem o frete.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/392775/visualizar/