Transparência chega a 93 escolas
O Tribunal de Contas de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, vai disponibilizar o Portal Transparência a 93 escolas municipais. O termo de parceria foi assinado nesta segunda-feira durante a abertura da Semana da Transparência, no Palácio Alencastro. O evento, organizado pela Prefeitura, ocorre entre os dias 12 e 16 de maio, quando se completa 2 anos de vigência da Lei de Acesso à Informação. A assessora de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Vuolo, enalteceu a ação do Executivo e falou sobre a importância de "instrumentalizar a sociedade para o exercício da cidadania, a informação é a matéria-prima para que o próprio cidadão possa agir no combate à corrupção".
O evento é voltado à sociedade e o TCE-MT participa ainda com stand na Praça Alencastro, onde ocorre a distribuição de materiais informativos. Ao longo da semana serão recebidos alunos e professores de 9 instituições da rede municipal de ensino.
Em relação às 93 escolas que contarão com o Portal Transparência, o controlador geral do Município, Marcelo Bussiki, explica que o objetivo de buscar a parceria com o TCE-MT se deve ao fato da instituição ser referência no cumprimento da LAI. "Cada instituição de ensino deve inserir as informações detalhadas para que os membros dos conselhos escolares, pais e alunos possam ver quanto está sendo gasto e a qualidade dos investimentos", explicou Bussiki. No Portal Transparência serão inseridos os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) bem como o custo de cada aluno aos cofres públicos. "O objetivo é que fique claro à sociedade o quanto aquela determinada escola está gastando e se isso se reflete em um bom desempenho no Ideb, assim os próprios envolvidos com aquela instituição poderão cobrar diretamente as melhorias", afirmou o controlador. (Com Assessoria)
Comentários