Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 17 de Maio de 2014 às 13:15

    Imprimir


O Projeto “Observatório na Praça” criado e realizado pelo astrônomo amador Eduardo Baldaci está de volta após a longa temporada de chuvas em nosso estado. E no próximo domingo, dia 18, a partir das 16 horas, estará na calçada ao lado do Tribunal Regional do Trabalho sentido da Assembléia Legislativa, com 4 telescópios instalados para a observação do Sol, Lua e Planetas Júpiter e Saturno.

Realizado desde a década de 80, o “Observatório na Praça” já visitou 2 países, 3 estados e mais de 20 cidades diferentes, tendo atingido um público superior há 30 mil pessoas.

Sem contar com grande patrocinadores ou verbas públicas, o projeto está vinculado à ONG SPACE – Sociedade para o Progresso da Astronomia, Cidadania e Educação, a qual acaba de ser reconhecida de utilidade pública, apenas aguardando a assinatura da Lei pelo prefeito Mauro Mendes.

COPA- O Presidente da SPACE, o astrônomo amador Eduardo Baldaci, lutou durante 8 anos pela criação do Observatório Planetário de Cuiabá, o qual seria um centro de turismo, lazer e educacional. Com o total desinteresse do poder público, a solução foi contar com a doação de um potente telescópio de uma companhia norte-americana e partir para um plano “B”, que é a instalação do observatório em praças e calçadas públicas para que os cuiabanos tenham acesso à este tipo de lazer.

“Durante a Copa iremos intensificar a realização do nosso projeto, afim de aproveitar a presença de turistas estrangeiros e possibilitar que os mesmos tenham acesso à uma verdadeira atração turística dificilmente encontrada em outra capital brasileira”, declara Baldaci.

Quem quiser participar pode acessar a página www.facebook.com/observatorionapraca e verificar a data e os locais onde os telescópios estarão instalados. Uma pequena contribuição de R$ 5,00 é solicitada para auxiliar nas despesas de transporte e seguro do equipamento, porém dá direito à um lindo Mapa Lunar colorido e educativo. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/395223/visualizar/