Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 18 de Maio de 2014 às 03:22

    Imprimir


Pelo menos seis grandes indústrias de capital majoritariamente japonês, inclusive uma fabricante de tratores (colheitadeiras), deve se instalar em Mato Grosso, nos próximos anos. A semente foi plantada nesta sexta-feira (16/05), no Salão Garcia Neto do Palácio Paiaguás, durante reunião do governador Silval Barbosa (PMDB) com dirigentes da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil.

Existe a possibilidade real do Estado receber indústrias têxtil, defensivos agrícolas, bombas de alta pressão e motores estacionários, além de tratores – colheitadeiras e plantadeiras. “Trata-se de uma etapa importante nos contatos com a Missão Japonesa, para atrair investimentos no medio e longo prazos”, observou o vice-governador Chico Daltro (PSD), que, depois, recepcionou a comitiva nipônica em fazendas de Campo Verde, região Sul de Mato Grosso.

“Mato Grosso é um dos três maiores mercados de consumo de máquinas agrícolas, então é natural que haja interesse do Japão em ter sua indústria aqui”, emendou Daltro, para a reportagem do Agroolhar.

A Missão Econômica Japão/Mato Grosso teve a participação de CEOs e executivos de bancos, empresas de seguros, indústrias de alimentos, indústria química e fabricantes de máquinas agrícolas.

Mato Grosso mostrou a realidade econômica e o potencial de investimentos nos mais diversos segmentos da agricultura, pecuária, indústria e extração de minérios.

Silval Barbosa fez um panorama socioeconômico do estado, dando ênfase a três cadeias produtivas: a primeira foi a da soja, a qual o Estado hoje detém o posto de maior produtor do país, com participação importante na balança comercial; a de milho e de algodão, da qual Mato Grosso é responsável por 53% da produção nacional. Tudo isso é produzido em menos de 9% do território do Estado. Barbosa citou ainda as participações crescentes na produção de etanol e enfatizou que em três anos o estado pode alcançar o posto de maior produtor de peixes do país.

Nesse trabalho de estreitamento do relacionamento com o Japão, o governador lembrou que Mato Grosso já participou do FoodEx Japan, a maior feira anual de alimentos e bebidas da região Ásia-Pacífico, já que o Japão é um dos grandes consumidores da produção agrícola do estado. Lembrou ainda do Festival Japão-Mato Grosso, que neste ano chega a sua quarta edição.

Chico Daltro lembra que a visita da Missão Econômica Japão/Mato Grosso é fruto de uma primeira visita a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, em São Paulo, quatro anos atrás. “Hoje temos aqui representantes de empresas importantes, presidentes de bancos japoneses, o presidente da Toyota do Brasil [Koji Kondo], ao total 20 representações empresarias que vem conhecer, demonstrando interesse. Estamos fazendo essa intermediação – conforme determinação do governador – para viabilizar novos investimentos”, observou Daltro.

Em Campo Verde, a comitiva pôde a produção de algodão e uma indústria de beneficiamento, bem como frigoríficos e visitas a fazendas de soja e milho. Chico Daltro destaca que nesse primeiro momento haverá incremento da comercialização – hoje o Japão consome mais de 90% milho dos Estados Unidos, enquanto nossa participação é de apenas 5% - e no segundo momento a implantação de indústria de implementos agrícolas.

O cônsul Geral do Japão no Brasil, Notiteru Fukusima, avalia como altamente positiva a realização da Missão em Mato Grosso, pela diversidade de empresas participantes. “Temos aqui um presidente importante da Toyota, de um importante banco do Japão e de uma companhia de seguros e todos tem muito interesse em Mato Grosso, sobretudo no agronegócio”. Ele comentou que o vice-governador já havia feito esse convite quatro anos atrás e só agora efetivou. Segundo ele, muitas empresas já manifestaram interesse em participar de futuras missões.

Outra novidade foi anunciada pelo presidente da Yasuda Seguros, Mikio Okumura: a empresa abriu uma agência da empresa em Cuiabá, há duas semanas.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/395270/visualizar/