Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Sábado - 06 de Outubro de 2012 às 19:20

    Imprimir


Pesquisa Ibope divulgada neste sábado aponta empate entre os três primeiros colocados na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Contabilizando apenas votos válidos, descontando os nulos e brancos, Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) aparecem com 26%. Na mesma pesquisa, Gabriel Chalita (PMDB) alcançou 13%, seguido de Soninha Francine (PPS), com 5%. Carlos Giannazi (Psol), Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho da Força (PDT) ficaram com 1%. As informações são do SPTV.

O levantamento foi encomendado pelo jornal O Estado de São Paulo e pela TV Globo. Na pesquisa estimulada, que leva em conta brancos e nulos, Celso Russomanno, José Serra e Fernando Haddad também aparecem empatados com 22% das intenções de voto. Na sequência, está Gabriel Chalita (11%), seguido de Soninha (4%). Carlos Giannazi, Levy Fidelix e Paulinho da Força tem 1%. Brancos e nulos e não souberam responder somaram 8% cada um.

A pesquisa, realizada entre os dias 4 e 6 de outubro, ouviu 1.204 eleitores na cidade. A margem de erro é de três pontos percentuais. O número de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) é o número SP-01824/2012.

Um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto para vencer no primeiro turno. Para fazer o cálculo dos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Segundo turno
O Ibope também simulou um possível segundo turno com os nomes dos quatro primeiros colocados na pesquisa. No primeiro cenário, Russomanno teria 38% contra 33% de Haddad. No segundo, Russomanno alcançaria 43% e Serra, 32%. No terceiro, Haddad atingiria 40% na disputa contra Serra, que teria 33%.

Eleições 2012
As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/39532/visualizar/