Em Minas Gerais, frango vivo sofre a terceira baixa do mês
O frango vivo comercializado em Minas Gerais está sendo negociado agora por 90% do valor registrado no início do mês.
Ontem, após uma baixa de dez centavos e outra de cinco centavos, sofreu a terceira baixa do mês (novamente de cinco centavos) e foi negociado por R$1,85/kg.
Não são pequenas as perdas enfrentadas pelos produtores de frango mineiros. Em 30 dias o produto acumula perda de, praticamente, 14%, enquanto em relação ao preço inicial do ano a queda se encontra próxima de 29%.
Por sinal, essas perdas não se restringem ao mês anterior ou ao início do ano. Pois a cotação atual se encontra agora 2,63% abaixo da que foi registrada um ano atrás, na mesma data – época em que o setor viveu o momento mais difícil de 2013. Quer dizer: a situação atual é ainda pior.
Em São Paulo, o preço referencial de R$2,15/kg (mas com negócios abaixo) permanece inalterado. No entanto, a situação é similar à de Minas Gerais, o mercado operando com forte instabilidade.
Em decorrência, embora a quinta-feira seja o melhor dia de negócios da semana, nada impede que, hoje, ocorra um rompimento da cotação mantida fragilmente há mais de uma semana e as vendas sejam efetivadas por um valor referencial inferior.
Comentários