Fifa impõe regras para torcedores Quem for à Arena Pantanal durante os jogos da Copa do Mundo deve ficar atento a uma série de normas comportamentais exigidas
Na Copa do Mundo, o torcedor que for à Arena Pantanal, em Cuiabá, deve ficar atento a uma série de regras impostas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). As normas são inúmeras e as pessoas ao acessarem ao estádio estão sujeitas, inclusive, a inspeções e revistas pessoais pelas forças de segurança.
O intuito é impedir a introdução de objetos perigosos ou artigos proibidos, como armas, fogos de artifícios, garrafas, latas ou caixas térmicas. Ingressos obtidos com cambistas ou por leilões de internet, por exemplo, serão automaticamente considerados nulos e inválidos.
Na extensa lista de materiais proibidos, estão sinalizadores, bombas e outros artifícios de fumaça, líquidos de qualquer tipo, inclusive bebidas alcoólicas, alimentos de qualquer tipo (nos dois últimos casos, exceto se for adquirido dentro do estádio ou se forem alimentos especiais para diabéticos), narcóticos ou estimulantes, materiais relativos a causas ofensivas, racistas ou xenófobas, latas de spray de gás, substâncias corrosivas, inflamáveis e tinta.
Também há restrição para cartazes ou bandeiras maiores do que 2m x 1m50. "Bandeiras e cartazes menores são permitidos, desde que sejam feitos de material considerado pouco inflamável, cumpram as regras e padrões nacionais e não sejam de outra forma proibidos nos termos deste Código de Conduta no estádio", informa o site http://pt.fifa.com/worldcup.
Os torcedores também não levar instrumentos musicais. Nada de vuvuzelas, por exemplo. A proibição também atinge os animais, exceto os cães guia. Neste caso, o visitante deverá apresentar os documentos brasileiros originais, ou cópia autenticada dos mesmos, que comprovem sua deficiência visual e que comprovem a qualificação do cão como cão guia.
O Código de Conduta impõem ainda atitudes consideradas de bom senso a serem aplicadas dentro do estádio. O primeiro item do manual diz que todos os visitantes e pessoas credenciadas devem, durante todo o tempo, comportar-se de maneira que não ofenda, arrisque a segurança ou desnecessariamente incomode ou assedie outro individuo, jogador e demais profissionais envolvidos na partida.
Fumar é proibido em todas as áreas do estádio. A mesma regra é válida para quem estiver visivelmente embrigado, incitar ou promover a violênica, depredar, além de tentar acessar o campo ou a área ao redor do gramado.
Além do ingresso poderão ser solicitados documentos de identidade, carteirinha de estudante e atestado médico, no caso de pessoas com deficiência. Até o dia da partida, o Código de Conduta no Estádio permanece sujeito a alterações.
Comentários