TCE estimula preservação da natureza
Com o objetivo de estimular a responsabilidade socioambiental, o Tribunal de Contas de Mato Grosso tem realizado uma série de ações que já resultaram no recolhimento de 1,46 toneladas de plásticos e 17,26 toneladas de papéis nos últimos três anos. Todo esse material deixou de se tornar poluente ambiental para ganhar uma finalidade útil.
As atividades têm como base os preceitos da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e os objetivos do Plano Estratégico do TCE-MT. Este ano estão sendo trocadas as lâmpadas comuns por luminárias LED eliminando riscos de contaminação e economia de energia.
Além disso, uma campanha em todo o Estado vem sendo divulgada para conscientizar os gestores públicos e servidores a não jogar lixo nas ruas. Considerando que o Tribunal de Contas, como Poder Público, tem o papel de promover o crescimento da consciência ambiental, a instituição realiza ações e campanhas voltadas aos seus servidores e à sociedade como forma de sensibilizar e orientar para a questão socioambiental, com foco na promoção do desenvolvimento sustentável.
Em julho de 2010 foi assinado o Termo de Adesão entre o TCE-MT e o Ministério do Meio Ambiente para a A3P. A partir disso, foram consolidadas atividades como: a adesão ao Programa socioambiental Reciclar – Vale Luz e o desenvolvimento da campanha: “Fique de Olho: Quem cuida da natureza cuida da própria vida”.
Comentários