Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Junho de 2014 às 16:51

    Imprimir


Nelson Jr./29.05.2014/STF
Posição de Barbosa na campanha eleitoral influenciaria, pelo menos, 52% dos brasileiros, de acordo com levantamento Datafolha
Posição de Barbosa na campanha eleitoral influenciaria, pelo menos, 52% dos brasileiros, de acordo com levantamento Datafolha

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, é o segundo principal cabo eleitoral do País, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6). Um em cada quatro eleitores brasileiros dizem que votariam "com certeza" em um candidato indicado pelo ministro, principal algoz dos mensaleiros.

O levantamento indica que 26% estariam seguros em votar em algum candidato apontado por Barbosa; outros 26% dizem que "talvez" votariam no nome do presidente do STF; 36% não votariam em um presidenciável apoiado por Barbosa; e 11% não sabem.

O presidente do Supremo anunciou, na semana passada, que vai se aposentar ainda em junho. Os dois candidatos da oposição à presidente Dilma Rousseff (PT) — o senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSDB) — já procuraram uma aproximação de Barbosa em busca de apoio nas Eleições 2014. Barbosa, porém, indicou que estará fora do País na campanha eleitoral.

Barbosa só tem menor influência que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que 36% dos eleitores votariam "com certeza" em um candidato do petista. Outros 24% "talvez" votariam no nome indicado por Lula; 36% não votariam de acordo com a posição de Lula; e 4% não sabem se votariam conforme indicação do petista.

Apesar de ser menos decisivo que Lula, o presidente do STF é mais influente que Marina Silva, que interfere "com certeza" no voto de 18% dos eleitores. Outros 30% dos brasileiros dizem que "talvez" votariam no candidato dela, 9% não sabem e 42% não votariam de jeito nenhum no nome indicado por Marina — segunda maior rejeição da pesquisa.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso possui a maior rejeição entre os influentes da campanha eleitroal, já que 57% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no candidato indicado pelo tucano. Por outro lado, 12% votariam "com certeza" no nome preferido de FHC e 24% "talvez" seguissem a posição político-eleitoral dele. Os outros 8% não sabem se seguiriam o nome apoiado por FHC.

O Datafolha ressalta nunca antes pesquisas desse tipo foram feitas em outras eleições. O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas em 207 cidades brasileiras entre terça-feira (3) e quinta-feira (5). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. 





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/396687/visualizar/