Fifa descarta uso do COT do Pari na Copa
Inacabado, o Centro Oficial de Treinamento (COT) Barra do Pari, em Várzea Grande, foi oficialmente descartado pela Fifa. Sem nenhuma alternativa, as oito seleções que virão a Cuiabá, terão que se revezar entre o COT da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Arena Pantanal.
Na última semana, a Fifa assumiu o local, para deixá-lo pronto para Copa do Mundo, contudo a entidade entendeu que o COT não conta com as mínimas condições para o evento. Campo, vestiários e sala de imprensa sequer foram finalizados.
Conforme a programação inicial da Fifa, o COT do Pari deveria ter ficado pronto em outubro de 2013, para que pudesse ser incluído na Copa. Com problemas nas obras, o prazo foi estendido para maio de 2014, apesar disso a construção continua inacabada e não terá condições de receber os atletas.
A obra custará aproximadamente R$ 26 milhões aos cofres públicos. O projeto começou a ser realizado em outubro de 2012, data da assinatura da ordem de serviço. Porém, problemas com logística, projetos, falta de repasses e materiais e até greve dos funcionários fez com que a obra não caminhasse.
Em agosto do ano passado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) havia realizado um relatório apontando que a obra não ficaria pronta a tempo do mundial. Conforme o TCE, 68% do projeto deveria ter sido concluído na época, porém apenas 11% da obra havia sido realizada.
Na ocasião, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) havia afirmado que o projeto seria concluído no prazo estipulado. Depois a secretaria informou que a obra seria entregue sem que estivesse 100% pronta, mas de maneira funcional. Até a última semana, a Fifa ainda tinha esperança de utilizar a obra e chegou a encaminhar um documento para a Secopa.
Sem o centro de Várzea Grande, as seleções que quiserem treinar em Cuiabá, deverão usar o COT da UFMT, que também não foi totalmente terminado. Os treinos não podem ser realizados na Arena Pantanal, para não estragar o gramado. No local, os jogadores apenas poderão realizar um leve treino de reconhecimento.
COT PARI - O COT Barra do Pari terá capacidade para três mil torcedores e poderá ser utilizado como estádio. O local contará com salas de imprensa, cabine de transmissão, vestiários, camarotes, lounge, sala de musculação, sala de fisioterapia, alojamentos, lavanderia, cozinha, refeitório e restaurante. A obra segue sem previsão de entrega.
Comentários