Investimento de R$ 120 milhões
Já está em funcionamento o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), responsável por todas as decisões operacionais da segurança pública durante a Copa do Mundo. Instalada no prédio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), em Cuiabá, a estrutura foi inaugurada ontem pelo governo do Estado. O investimento é da ordem R$ 120 milhões.
O espaço conta com profissionais de 22 instituições que irão atuar de forma direta nas ações desenvolvidas durante a realização do Mundial. Nele, estão integradas as 200 câmaras espalhadas pela cidade, além de 400 equipamentos instalados na Arena Pantanal.
“Uma das nossas maiores conquistas é este big brother. É uma estrutura completa que ficará de legado e integrará não só a região metropolitana, mas todo o Estado”, disse o governador Silval Barbosa. As câmeras funcionam 24 horas.
De acordo com o secretário da Sesp, Alexandre Bustamante, a nova estrutura permite o videomonitoramento de todas as atividades de segurança durante o evento esportivo e possibilita dar respostas adequadas às demandas, de forma integrada, eficiente e ágil. “O Centro Integrado é uma evolução do Ciosp porque agrega mais ferramenta, mais instituições e tecnologia”, afirmou.
Pelo CICCR também serão articuladas as atividades realizadas pelas estruturas móveis, como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, a Plataforma de Operação Elevada (POE) e o imageador aéreo, veículos que estarão empregados na Arena Pantanal e no Fifa Fan Fest. A estrutura funciona em parceria com o Ministério da Defesa, Receita Federal, Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) e a Abin.
Comentários