Polícia Militar conta com ‘Tropa de Elite’ para atuar na Copa Polícia está preparada para agir em qualquer intervenção de elevado risco
Considerada a "Tropa de Elite" da Polícia Militar, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que atua em ocorrências de alta complexidade, está preparado para agir em qualquer intervenção de elevado risco que possa ocorrer durante os jogos da Copa do Mundo, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
São consideradas ocorrências críticas situações envolvendo cárcere de refém, artefatos explosivos, intervenção tática, dentre outras. Para essas atuações, foram aplicados e reforçados diversos treinamentos e capacitações ao longo de 2013 e início deste ano.
Dentre esses treinamentos estão o Curso de Operações Especiais (Coesp), Ações Táticas Especiais (Cate), Técnico Explosivista Policial, Atirador Policial de Precisão (atirador de elite), Operações Rurais, Negociador Policial e Primeira Resposta em Ocorrências com Artefatos Explosivos.
Nesse mesmo período o Bope recebeu inúmeros equipamentos do Governo Federal, por meio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, na ordem de R$ 2,6 milhões. Entre eles raio-X, robô manipulado, braço manipulador mecânico, detector de gases tóxicos, carrinho para transporte de materiais, quite de cordas e ganchos.
Segundo o comandante do Bope, major Januário Antonio Edwirges Batista, “os policiais da unidade estão altamente capacitados para agir em qualquer ocorrência de elevado risco”.
Para essa atuação, salienta o major, “o batalhão conta com 12 atiradores de precisão, 11 técnicos explosivistas, cinco operadores sino técnicos para operações com cães e aproximadamente 60 operadores táticos capacitados para atuação em ocorrências de crises com reféns”.
Subordinado ao Comando Especializado (Cesp), o Bope conta com efetivo aproximado de 100 policiais e está divido em três companhias sendo de Intervenção Tática (1ª Cia), de Gerenciamento de Crise e Contra-terror (2ª Cia) e de Comando e Serviço (3ª Cia).
Comentários