Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 16 de Junho de 2014 às 19:52

    Imprimir


A Justiça Federal, em Brasília (DF), acatou na última sexta-feira (13) o pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a liberação do uso de benzoato de amamectina em Mato Grosso. A autorização é do desembargador federal Jirair Aram Meguerian do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Há cerca de um mês e meio o uso de defensivos agrícolas com o produto para o combate da helicoverpa armigera estava proibido no Estado.

No dia 28 de abril o uso da fórmula foi proibido pela Justiça Federal em Mato Grosso, através da juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques, que acatou m pedido do Ministério Público Federal em Mato Grosso. Diante do veto o Instituto de Defesa Agropecuária em Mato Grosso (Indea-MT) teve de recolher os defensivos que continham benzoato nas lojas de produtos agropecuários e nas propriedades rurais.

“Dependendo do estágio de infestação da praga na lavoura, o benzoato é essencial. Há situações onde é preciso maior controle, quando o uso da substância mostra-se como a melhor alternativa. As ações do Mapa são para assegurar uma produção agrícola forte, mas preocupadas com a saúde pública e o meio ambiente”, declarou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, em nota.

Mato Grosso foi reconhecido como Estado em situação de emergência fitossanitária quanto a helicoverpa armigera em novembro de 2013, através da Portaria nº 1.130.





Fonte: AgrOolhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/397225/visualizar/