Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 05 de Outubro de 2012 às 02:28

    Imprimir


Durante o último debate realizado antes do primeiro turno das eleições para prefeito de Fortaleza (CE), o clima e as acusações entre os candidatos esquentaram. Os cinco mais bem colocados da última pesquisa realizada pelo Ibope na capital cearense estiveram reunidos no programa transmitido pela afiliada da Rede Globo no Estado, TV Verdes Mares, na noite dessa quinta-feira.

O candidato Elmano de Freitas (PT) deixou de lado a posição defensiva para questionar o concorrente do DEM, Moroni Torgan, sobre suas realizações voltadas para a saúde no período em que foi deputado federal e vice-governador. Moroni justificou que, quando se é oposição (como foi o seu caso, quando deputado) não se consegue tão facilmente verbas, como se consegue quando é situação.

Em contrapartida, o candidato do DEM questionou de onde a atual gestão havia tirado os mil médicos para atuar no recém-inaugurado Hospital da Mulher, já que não houve a realização de concurso público. "Espero que não tenham os tirado da assistência básica, dos postos de saúde dos bairros", completou Morini.

Ainda tratando sobre o assunto saúde da família, Heitor Ferrer (PDT) destacou que Fortaleza possui 154 mil pessoas em uma fila de espera por uma consulta médica. "Temos a quinta pior capital no atendimento do SUS e ainda demoraram oito anos para entregar parte do Hospital da Mulher. Esta campanha do PT está sendo baseada em promessas que não foram cumpridas durante as duas gestões passadas", frisou o candidato.

Em resposta, o candidato da situação, Elmano de Freitas, afirmou que "o pouco que dizem que o PT fez, é o que não fizeram em 270 anos de gestão municipal".

Transparência
Heitor Ferrer ainda questionou a transparência das duas últimas gestões da atual prefeita, Luizianne Lins (PT). "Quem entrar no portal da transparência do site oficial da prefeitura vai ver que as coisas estão tão transparentes, que não dá para ver nada", ironizou. O candidato do Psol, Renato Roseno, complementou: "hoje, nós já deveríamos ter os níveis de transparência melhores na cidade de Fortaleza. Isso é um conceito fundamental para a democracia".

O não cumprimento de algumas promessas feitas pela atual gestão também foi questionado pelos adversários de Elmano. "Lamento que das 60 mil casas prometidas (pela atual prefeita), só seis tenham sido entregues. A política habitacional de Fortaleza ainda é muito tímida", exclamou Roberto Cáudio (PSB).

Como réplica, Elmano afirmou que mais moradias só não foram construídas devido à falta de saneamento básico (responsabilidade do Estado). O candidato do PSB diz que Fortaleza não apresentou projetos para a captação de recursos para obras de saneamento básico.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/39736/visualizar/