OAB planeja campanha por voto limpo e aposta na conscientização
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secciona Mato Grosso planeja trabalhar nestas eleições com o intuito de esclarecer a população acerca da conscientização do voto. Para isso, conforme o presidente Mauricio Aude, foi montada uma Comissão que vai atuar juntamente com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). “Vamos fazer visitas aos bairros com palestras para falarmos de cidadania e do voto limpo”, explica Aude em entrevista ao Rdnews.
Além disso, a OAB deve trabalhar no dia das eleições, 5 de outubro, nos pontos de votação para auxiliar o trabalho da Justiça Eleitoral. A instituição, em parceira com outras entidades, também trabalha no sentido de apoiar a Reforma Eleitoral, que foi bastante comentada, principalmente, no ano passado em decorrências das inúmeras manifestações que ocorreram em junho.
Para Aude, o principal tema da Reforma é acabar com o financiamento privado das campanhas eleitorais. Contudo, em virtude das eleições deste ano, as discussões só devem voltar para o ano que vem e nos debates eleitorais.
Fiscalização
A OAB, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), teve acesso a documentos das 56 obras relacionadas à Copa do Mundo. Diante disso, foi montada uma comissão para verificar a qualidade das obras, legalidade e os gastos públicos. Aude salienta que após os estudos se ficar constatados irregularidades, a OAB vai assinar os órgãos competentes para tomar as providências. “Também vamos divulgar um relatório detalhado acerca das obras”, ressalta.
Aude afirma ainda que para ter acesso aos documentos, a OAB teve que impetrar com uma liminar para que a Secopa disponibilizasse todas as informações acerca de aditivos, medições e contratos dos trabalhos feitos.
Comentários