Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Julho de 2014 às 05:36

    Imprimir


Está sendo finalizando a readequação do Aterro Sanitário, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê prazo até 3 de agosto para a adequação de todos os aterros municipais. Nos próximos quinze dias, uma nova célula de armazenamento de resíduos sólidos será inaugurada e passará a receber todo o lixo doméstico, além dos resíduos armazenados em células antigas.

“Dentro de 40 dias os resíduos das células antigas já estarão compactados e armazenados nessa nova célula. Essa transferência começará imediatamente após a finalização da célula, assim como o depósito do lixo que for coletado a partir de agora”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

A nova célula terá a capacidade de armazenagem de resíduos para um ano e meio e possui toda a tecnologia necessária para o tratamento, com drenos de gases tóxicos e de chorume. “Esse é um passo importante para a readequação do Aterro Sanitário, pois depois que todos os resíduos tiverem sido transferidos para esta célula, faremos o resgate dos danos ambientais acumulados durante os anos anteriores em relação às células antigas”.

Para essa remediação do solo, o secretário aponta que estudos ainda estão sendo viabilizados por empresas contratadas pela prefeitura e somente em 60 dias será possível definir o que será necessário para a correção. “Serão esses estudos que viabilizarão o projeto de gestão do aterro, assim como a definição da localidade dele, ou seja, se será possível manter o Aterro Sanitário onde está, ou se será necessária uma nova área. O projeto também vai dizer o que precisa ser corrigido em relação ao solo do aterro atual, e se é necessário o resgate dos danos ambientais e quais são eles”, falou o secretário.

Coleta seletiva – conforme Stopa, os catadores de materiais recicláveis que trabalham no aterro serão retirados do local e encaminhados para as cooperativas de coleta seletiva que já trabalham em parceria com a prefeitura. Atualmente, mais de 20 bairros da Capital recebem o serviço de coleta seletiva.





Fonte: Só Notícias com assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/398132/visualizar/